Guia dos Dentes

Dúvida do leitor: o flúor também é importante para os adultos?

Por Redação Doutíssima 17/01/2014

adultos-1

Temos conversado incansavelmente sobre prevenção na odontologia. Tudo que pode ser feito para evitar ter que realizar procedimentos que abrangem somente: tratar problemas como a cárie ou a gengivite. Sempre que falo de prevenção, o assunto que retorna com mais dúvidas é com relação ao uso do flúor. A dúvida de hoje é com relação a utilização do flúor na fase adulta. O que você acha, o flúor é importante para os adultos ou só devemos usar quando somos novinhos e ainda na fase de formação ou desenvolvimento dos dentes?

buc-1

O flúor é importante em diversas idades e em cada uma delas ele age de uma forma específica. Você precisa entender que o flúor serve como uma película protetora que fica na região do esmalte dos dentes e fortifica estruturas de proteção. Ele exerce ação no PH da saliva, fluxo salivar e características químicas diretamente relacionadas com a proliferação e agregação de bactérias da cavidade bucal.

A utilização do flúor na fase adulta é um pouco diferente de outras fases que ainda existe potencial de crescimento ou desenvolvimento. Vou falar um pouco sobre o flúor e sua utilização nos adultos:

buc-4

– Todo paciente adulto precisa de consultas regulares com o dentista que podem ser semestrais ou anuais, de acordo com as necessidades do paciente: Tipo de dieta, qualidade de escovação, características familiares e ambientais, dentre outros fatores.

– Nessas consultas programadas, o dentista vai avaliar a cavidade bucal e verificar se existe alguma alteração que precise ser tratada.

– No caso de o paciente estar em perfeita ordem, o dentista realiza uma profilaxia (limpeza) preventiva que pode ser associada à uma tartarectomia (raspagem). Nessa limpeza será realizada a aplicação do flúor em uma concentração ideal e por um período de tempo. Após a aplicação o paciente ficará em torno de 1 hora sem ingerir alimentos ou beber líquidos. Isso fará com que o flúor se agregue no esmalte dentário de forma eficiente e quando o paciente for comer ou beber, sairá somente o excesso.

adultos-2

– Diariamente o paciente adulto faz uso do flúor em sua pasta denta e no seu bochecho antisséptico. Essa é uma das importâncias da higiene bucal bem realizada para manter a concentração de flúor na cavidade bucal.

Ninguém melhor que seu dentista para traçar os planos de prevenção para você. A odontologia atual está muito curativa e precisa ser mais preventiva. Isso trará benefícios para o paciente e para os dentistas. Saúde é importante e precisamos prevenir para evitar problemas.