Clínica Geral

Mitos e verdades sobre dor de coluna

Por Redação Doutíssima 17/01/2014

9e8dchh3ddfeuskvyzo3h75xt

Sedentarismo, má postura, movimentos repetitivos e estresse são só alguns dos causadores de dores na coluna. Esta região do corpo é composta por vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto que acontece a maior parte das alterações que causam as terríveis dores e incômodos nas costas. Normalmente, elas são tratadas como uma doença isolada. Entretanto, os incômodos podem ser um reflexo de maus hábitos ou sinais de alguma doença mais grave – como lombalgia, hérnia de disco ou artrose.

A dor nas costas é uma queixa comum entre as pessoas, por conta disso existem várias crenças e soluções caseiras para tratar ou evitar os incômodos. O que ocorre é que na maioria das vezes as soluções não passam de mitos, segundo o ortopedista e fisiatra do Hospital Cristo Redentor (RS), Paulo Henrique Mulazani. O especialista esclarece o que é mentira e o que é verdade acerca do assunto.

O estresse pode causar dor nas costas?
Verdade.
 Os hormônios do estresse também causam tensões musculares. Os músculos podem ser tão tensionados ao ponto de gerar dolorosos espasmos. Os das costas e do pescoço, por exemplo, são particularmente mais sensíveis aos efeitos do estresse. É literalmente aquele ditado popular: tentar carregar o mundo nas costas.

Dores na coluna sempre indicam uma doença grave?
Mito.
 Normalmente as queixas relacionadas às dores na coluna estão associadas a distúrbios musculares e posturais. Apesar do incômodo que proporcionam, não apresentam maior gravidade e podem ser resolvidas. Entretanto, é importante realizar uma avaliação médica para descartar qualquer possibilidade de doenças mais graves, principalmente se a dor for persistente.

Dormir em colchões duros ou moles demais pode prejudicar a coluna?
Verdade. 
Colchões duros, fofos ou moles podem prejudicar a coluna e a postura. O ideal é um colchão que se adeque à altura e ao peso da pessoa.

O repouso prolongado pode aumentar as dores na coluna?
Verdade. 
O repouso é considerado uma etapa do tratamento, mas não a única. Se prolongado, ele pode inclusive enfraquecer a musculatura. Reeducação postural, alongamentos, atividade física e acompanhamento de um profissional são as melhores saídas para evitar os problemas posturais.

O sobrepeso é um dos principais causadores de dor na coluna?
Mito.
 O excesso de peso contribui, sobrecarregando as estruturas da coluna vertebral, aumentando a má postura e o risco de dor no local. Mais do que a obesidade, o sedentarismo é o principal fator causador das dores e problemas na coluna, justamente porque a falta de exercícios causa um enfraquecimento precoce das estruturas e musculatura.

Excesso de exercício físico também pode lesionar e provocar dores na coluna?
Mito. 
Na realidade, o erro não está no excesso de exercício, mas sim na forma como ele está sendo executado e a carga de peso que está sendo aplicada. Ao realizar qualquer atividade física, principalmente com peso, a pessoa precisa ter um auxilio de um profissional, para evitar justamente que ele se sobrecarregue e faça o exercício de maneira errada. Quando bem realizado, o exercício físico é a melhor maneira de tratar a dor crônica, além de auxiliar na prevenção de dores nas costas e fortalecer a musculatura.