Especialidades

Quando é hora de procurar um sexólogo

Por Adilson Costa 17/01/2014

A sexualidade é cercada por dúvidas e questões e isso é muito natural. Mesmo na idade adulta, já tendo muita experiência sexual, diversos questionamentos ainda se impõe a qualquer pessoa à respeito do sexo. Ninguém sabe tudo sobre sexo, mas se existe alguém que pode te ajudar nessa questão é o sexólogo.

A carreira de sexólogo em si é um pouco mítica na nossa sociedade. Muita gente imagina que um sexólogo é um tipo de guru do sexo. Um estudioso da sexualidade e muito experiente. Mas não. Um sexólogo geralmente é alguém formado em medicina ou psicologia. Ele é o estudioso da área sexual em sua plenitude, tanto física, psicológica e socialmente. Se um ginecologista é capacitado para te auxiliar sobre cuidados com a sua saúde relacionada à sexualidade, o sexólogo pode te dar aconselhamentos psicológicos, te ajudando à confrontar questionamentos não só físicos como morais.

 

Então, quando procurar o auxílio do sexólogo?

O sexólogo também é popularmente conhecido como o psicólogo sexual. Pense dessa forma e talvez será mais fácil perceber quando você realmente precisar de ajuda. Por exemplo, muitas vezes as pessoas percebem que precisam de auxílio específico, um aconselhamento profissional que um amigo(a) não pode oferecer. Ou mesmo, por diversas razões, existem questões que não são fáceis de tratar com um amigo. Perguntas ou problemas sexuais muito íntimos que te deixam receoso de se abrir com um amigo indicam que é a hora de buscar auxílio de um sexólogo.

É comum que alguns problemas de fundo emocional atrapalhem o prazer de muita gente. São muitas essas questões emocionais relacionados à sexualidade, tais como dificuldade de ereção, baixa de desejo, dor na penetração, ausência ou dificuldade em atingir o orgasmo são especialidades do sexólogo. Diante dessas situações, uma consulta com esse profissional te ajudará a esclarecer diversas questões. Entre os jovens, diversos tabus sexuais e dúvidas comuns ao princípio da vida sexual podem ser levados ao sexólogo, que é capaz de dar uma orientação esclarecedora. Mas o papel do sexólogo não é apenas de orientar os pacientes. Ele também pode determinar tratamentos para homens e mulheres que sofrem com problemas sexuais ou psicológicos.

O sexólogo pode dar aconselhamento através de terapia sexual para casais que estejam passando por dificuldades na cama ou mesmo se buscam apimentar a relação. Um sexólogo também pode dar um auxílio psicológico e dicas à mulheres ou casais que tentam engravidar.

Sempre que surgir uma barreira entre você e o prazer, o sexólogo pode ajudar!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!

Clique aqui para se cadastrar!