Guia dos Dentes

Aparelho dental “boladão”: Não entre nessa furada

Por Redação Doutíssima 18/01/2014

 

Quando penso que já vi de tudo um pouco nessa vida, me aparece algo que me surpreende. Você já ouviu essa frase antes? Pois é, ela faz parte de nossas vidas quase que diariamente. A mente humana é muito fértil e cria coisas novas com muita facilidade. O que me deixa preocupado é que muitos utilizam dessa imaginação para criar coisas ruins ou que podem prejudicar os outros. A novidade com relação ao aparelho dental é deixar ele boladão ou ostentando ou qualquer coisas que chame a atenção no melhor estilo do funk carioca. 

aparelhof-6

Estamos falando em jovens que perdem seu tempo e seu dinheiro comprando material odontológico de forma clandestina e mexendo nos dentes constantemente para estar sempre com um tipo, cor, forma ou tamanho de liga bem diferente dos outros e assim, conseguir se destacar na multidão.

O mais interessante nesse assunto é que tem crescido e se proliferado como um enxame de abelhas na internet. São vídeos explicativo e de divulgação, redes sociais, textos explicando o passo a passo ou como comprar as ligas e que instrumentos usar. E até meninos que já utilizam como profissão e ensinam para todos que puderem pagar.

aparelhof-2

Então a brincadeira consiste em:

– O aparelho pode ser colocado no dentista ou em um “colocador de aparelho” da vizinhança. É ai que se coloca as peças coladas nos dentes que vão ser a base para o aparelho dental boladão.

aparelhof-1

– A partir do momento que as peças de base estão colocadas, começa a “diversão”. São ligas que nem eu, como ortodontista, pensei na remota possibilidade de utilizar, colocadas de qualquer jeito e levando em consideração somente o fator estético.

Lembro todos os perigos que esse aparelho dental descontrolado pode causar. Lembro o gasto de dinheiro que você terá com as ligas e acessórios e lembro mais ainda que no futuro bem próximo você terá problemas sérios na cavidade bucal e isso causará gasto de mais dinheiro, perda de tempo para ir nas consultas e dores.

aparelhof-3

Aparelho dental não é enfeite e nem brincadeira. Seja boladão com outras coisas e não brincando com sua saúde. Problemas bucais causados por aparelho são graves e alguns podem ser irreversíveis. Um dia a moda vai passar, você vai querer tirar o aparelho dental boladão e perceberá os estragos nos dentes e nessa hora vai se arrepender. Previna problemas e cuide dos seus dentes, sem falar no mau hálito que vai afastar as pessoas que você tanto quer atrair.