Sem categoria

Atrasado para a escola novamente: como lidar com seu filho nessa situação

Por Redação Fortíssima 18/01/2014

20130123_121900_RTE_____shutterstock70103650A

Tem importância se os seus filhos chegarem atrasados à escola?

Eu tenho praticamente fobia dos meus filhos chegarem atrasados e, por isso, eles costumam ser os primeiros a atravessarem os portões da escola de manhã, mas tenho amigos cujos filhos estão constantemente atrasados para a escola e, todas as manhãs sem falta, vemos crianças sendo arrastadas em direção à escola por mães irresponsáveis muito depois do sinal ter tocado.

Mas chegar à escola atrasado é mesmo um problema tão grande?

“Sim”, diz Bethany, mãe de um filho único, de modo enfático. “Meu filho nunca chega atrasado e minhas manhãs são executadas com precisão militar. Fico desesperada quando penso nos pais que chegam atrasados com frequência – não tem por que fazerem isso. A gestão do tempo é uma habilidade muito importante na vida. Chegar atrasado representa falta de educação e consideração”.

Eve, mãe de três filhos, concorda que é falta de educação chegar atrasado, e diz que se torna uma pessoa horrível quando está atrasada para alguma coisa. “Para a segurança de todos, é melhor que eu siga rigorosamente o cronograma”.

Helen Biscoe-Taylor diz que depende de todo o tipo de coisa, do jeito como você lida com o atraso ao tipo de escola que seu filho ou filha frequenta. Helen é psicoterapeuta e membro da equipe por trás dos pioneiros workshops para pais chamados Babiesknow.

“Se você estiver atrasado, não se estresse com isso ou todos começarão mal o dia”, ela aconselha.

Então, de que modo é possível evitar o festival de estresse que é estar atrasado para a escola?

“Telefone para a escola e diga que você chegará atrasado(a) e, em seguida, continue a se dirigir para lá com calma. Estabeleça a sua intenção de chegar no horário de uma forma que envolva o mínimo de estresse possível. Uma tensão entre a escola e o pai ou mãe surgiria se os atrasos ocorressem com frequência, o que também poderia ser difícil para a criança”.

Porém, talvez o desafio de chegar no horário seja diretamente proporcional ao número de filhos que você tem? Jude, mãe de quatro filhos, mora a 183 metros do portão do colégio, mas chega frequentemente atrasada. “Sei que é ridículo e injustificável, mas, mesmo com a maior boa vontade do mundo, nem sempre dá para gerir as coisas. Basta que uma só criança tenha um “piti” e o dia todo começa de forma desastrosa”.

Lisa, mãe de três, concorda. “Eu realmente luto para conseguir tirar todos eles de casa no horário na maioria dos dias. Se meu marido não desse uma força, eu estaria perdida”.

Por outro lado, Tamsin culpa seu marido pelos dias em que a filha chega atrasada. “Eu detesto me atrasar. Quando é minha vez de levá-la para a escola, eu lavo a louça, preparo o almoço, dou banho na minha filha, alimento-a e visto-a antes de fazer o café e começo o dia com tranquilidade. Mas, quando é a vez do meu marido, o caos passa a reinar. Ele fica mexendo nos seus equipamentos eletrônicos, entra em pânico no último minuto e, consequentemente, nossa filha está sempre atrasada”.

Mãe de três, Colette, põe as mãos na cabeça ao admitir que administra mal o seu tempo e se pergunta se isso tem tanta importância. “Eles chegam atrasados nove em cada dez vezes”, ela admite, mas emenda o seguinte comentário – “Mesmo assim, eles conseguem ser aprovados em todas as provas e, portanto, não pode ser tão traumático quanto falam!”.

Para obter uma última palavra sobre essa questão, pedi a opinião de um ex-diretor de escola:

“Imagine pular o café de apresentação e entrar na metade de uma discussão no trabalho sobre o planejamento da equipe para o próximo trimestre. Você ficará sempre para trás, sem saber exatamente o que não sabe, incerto em relação às expectativas exatas e com uma sensação incômoda de que está perdendo alguma informação fundamental para concluir a sua tarefa com sucesso. Chegar atrasado na escola se assemelha um pouco a essa situação”.

“Você simplesmente sabe que perdeu alguma coisa, mas não sabe exatamente o quê. Você precisa depender de seus colegas para se virar e tem aquela sensação horrível de “estar por fora”. É muito melhor estar lá e fazer parte da turma desde o primeiro minuto do dia, pronto e preparado para o que virá pela frente. O medo de não saber o que acontecerá depois da Educação Física, o pânico que pode surgir após perder a apresentação da aula – isso tudo pode ser terrível e estragar o dia”.

“Portanto, programe o despertador, prepare as roupas e lancheiras, abasteça o carro, faça o que for necessário para DEIXAR AS CRIANÇAS NA ESCOLA NO HORÁRIO!”.