Relacionamento

Como fazer amigos durante a faculdade

Por Redação Doutíssima 18/01/2014

amigos-1A transição do ensino médio para a universidade é uma mudança brusca com a qual às vezes é difícil de se adaptar. Se no ensino médio o número de alunos por turma é restrito, na faculdade você vai se encontrar em uma sala ou anfiteatro com centenas de estudantes e não será fácil de encontrar um lugar no meio da multidão. No entanto, não fique sozinho no seu canto: entre toda essa população universitária, certamente você encontrará pessoas com as quais você desenvolverá uma amizade sólida. Para isso, você só precisa fazer alguns esforços. Se você já está nesta situação de ter caído de paraquedas em uma universidade onde você não conhece ninguém, siga nossas dicas para fazer amigos durante a faculdade rapidamente!

 

 

1) Inscreva-se em diferentes clubes e associações de estudantes

Este será o meio mais rápido e eficaz de conhecer pessoas. Se você escolher bem seus grupos, você pode encontrar pessoas que compartilham dos mesmos interesses que você! Não tenha medo de ir nessas associações e não seja tímido. Para encontrar esses clubes (que geralmente existem em todas as universidades), procure no site da instituição onde você estuda, leia sempre os flyers e anúncios colados pelos muros, ou ainda, procure no Facebook.

 

2) Participe de esportes e outras atividades da sua universidade

O esporte é um ótimo meio de conhecer pessoas, pois todo mundo tem um objetivo em comum. Se você não gosta dos esportes em equipe, você pode tentar outras atividades, como teatro ou música.

 

4) Fale com os outros

Você não fará muitos amigos se você passar o seu tempo sentado lendo no seu cantinho escuro da biblioteca. Faça perguntas aos estudantes que têm as mesmas aulas que você. Mesmo se você não tem realmente uma pergunta, falar da aula, da faculdade, do restaurante universitário, de um professor, vai ajudar a quebrar o gelo e a engatar em uma conversa. Pode ser difícil no começo, mas uma vez passada esta etapa, as conversas ocorrerão mais naturalmente.

 

5) Vá nas festas estudantis

Se você não conhece realmente ninguém, você provavelmente irá hesitar em ir sozinho nesse tipo de evento, mas faça um esforço. Não há nada mais agradável do que as festas estudantis e esta será uma excelente forma de conhecer pessoas novas! Se você realmente não quer ir sozinho, pergunte aos colegas de classe se eles estão pensando em ir na festa e se você pode ir com eles. Não há nenhuma vergonha em não conhecer ninguém, sobretudo se você acabou de mudar de cidade para fazer os seus estudos. Você não está sozinho nessa e com certeza irá conhecer pessoas que, como você, querem conhecer novas pessoas. No entanto, atenção às festinhas, pois elas costumam ser repletas de álcool! Lembre-se de que você está aqui para ter sucesso nos estudos!