Esporte > Filhos

Conheça as vantagens da natação para os bebês

Por Redação Doutíssima 18/01/2014

A natação é um dos esportes mais completos e benéficos para as crianças. Uma vez na água, eles se tornam verdadeiros peixinhos! A atividade pode ser praticada em qualquer idade e, além disso, ela permite que a criança se sinta segura na água. bebe-nadando-e1371564950509

A natação contribui para o desenvolvimento de todos os músculos, ela oferece a possibilidade de se conhecer e conhecer os seus próprios limites e ao mesmo tempo ela permite de relaxar o corpo e a mente.

Confira agora as vantagens da natação para os bebês e as crianças!

A natação é, sem nenhuma dúvida, um esporte muito completo, tanto fisicamente quando mentalmente. A piscina envolve todos os músculos do corpo e estimula o sistema respiratório, isto sem nenhuma resistência nem ondas de choque.

 

Ela oferece inúmeras vantagens:

 

– Para o desenvolvimento psicomotor:

  • O bebê ou a criança começam a aprender a conhecer melhor o próprio corpo
  • Os pequenos se tornam conscientes dos seus limites corporais
  • A água oferece às crianças uma liberdade de movimento que elas não encontrarão em outro lugar ou atividade

 

– Para o desenvolvimento sensorial:

Os pequenos conhecem as sensações que só a água é capaz de causar e as diferentes possibilidades que ela oferece

– Para o desenvolvimento da linguagem:

As crianças aprendem a nomear as diferentes partes do seu corpo
Eles aprendem os termos relativos ao ambiente aquático
Eles aprendem a identificar e a nomear as diferentes sensações que eles vivenciam quando estão em contato com a água

Durante a infância e a adolescência, importantes modificações biológicas e esqueléticas se produzem e a natação permite ao aparelho respiratório e ao esqueleto de se desenvolver harmoniosamente: nadando, todos os músculos do corpo se movimentam em um momento ou outro.

A natação pode ser praticada o ano inteiro, independente das condições climáticas. O treinamento regular da criança, portanto, não ocorre em função do tempo que faz e, secando a criança logo depois da sua saída da água, os riscos de pegar um resfriado ou, ao contrário, de ter muito calor, são pequenos.

 

Com que idade começar a natação?

Não há uma idade específica para começar a nadar ou se iniciar na natação. Seja em forma de brincadeira ou em forma de curso, as crianças pode entrar imediatamente em contato com a confiança no elemento “água”, pois é um elemento com o qual ele está acostumado.

Na verdade, nos primeiros meses de vida, o recém-nascido conserva o seu reflexo desenvolvido no líquido amniótico: ele se sente confortável no ambiente e, portanto, é fácil criar na criança o amor pela água tão cedo.

No primeiro ano, a criança pode rapidamente criar confiança nela mesma quando está na água. Mas é muito importante que um dos pais o acompanhe.

  • Por volta de 1 ou 2 anos, a criança começa a brincar, a sentir o seu próprio corpo se movimentar na água.
  • Por volta de 2 ou 3 anos, a criança pode começar a controlar os seus movimentos: ele pode começar a bater as pernas, por exemplo.
  • A partir de 3 ou 4 anos, a idade com a qual as crianças podem geralmente começar a frequentar um curso de natação, o movimento das pernas se aperfeiçoa.
  • Com cerca de 4 ou 5 anos, começa a verdadeira coordenação e, aos 6 anos, a criança melhora sensivelmente a sua técnica de progressão na água.