Dica do Nutricionista

Saiba por que o cálcio é importante para sua saúde

Por Redação Doutíssima 18/01/2014

Desde a infância, todos ouvem falar que o cálcio é fundamental para ter ossos fortes e que é preciso beber leite. Mas você sabia que essa substância tem ainda outras funções no organismo? A sua ausência nos níveis recomendados pode comprometer o bom funcionamento do corpo.

Cálcio ajuda a prevenir a osteoporose

Esse mineral é essencial para o corpo devido às suas inúmeras funções. Elas incluem construção e a manutenção de ossos e dentes, coagulação do sangue, transmissão de impulsos nervosos e regulação do ritmo do coração.

Cerca de 99% desse mineral no corpo humano é armazenado em ossos e dentes, sendo o restante encontrado em sangue e outros tecidos. Uma de suas principais funções é fortalecer a estrutura óssea até que eles atinjam idade de 20 a 25 anos – ou até chegarem ao seu pico de massa.

Depois dessa idade, o elemento ajuda na manutenção, sendo responsável ainda por abrandar a perda de densidade óssea – parte natural do processo de envelhecimento. É por isso que a falta de cálcio na dieta aumenta o risco de desenvolvimento de osteoporose.

Essa doença pode resultar em fraturas na coluna vertebral, que por sua vez é capaz de levar à dor crônica e deformidade. Esse risco é maior para as mulheres mais velhas. O mineral também desempenha um papel na liberação de hormônios e enzimas, bem como ajuda os vasos sanguíneos a mover o sangue ao redor do corpo.

Um estudo realizado na North Carolina State University, dos Estados Unidos, descobriu que a ingestão adequada do mineral no início da vida se reflete mais tarde: é capaz de proteger contra a obesidade na vida adulta.

De acordo com pesquisadores da Universidade McGill, do Canadá, as dietas ricas nesse mineral ainda podem aumentar a expectativa de vida das mulheres. Essas conclusões foram publicadas no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.

cálcio

O leite é uma das principais fontes de cálcio. Foto: iStock, Getty Images

Obtendo a quantidade certa do mineral na dieta

As quantidades recomendadas de cálcio para adultos podem variar. Para as pessoas com mais de 50 anos e mulheres na pós-menopausa, 1,2 grama é a dose diária indicada. Para as pessoas de 25 a 50 anos de idade, um grama é o suficiente, segundo o Institute of Medicine (IOM).

Mas é bom não exagerar. O consumo de mais de dois gramas por dia pode ser prejudicial para os rins e causar pedras – o que não ocorre quando o cálcio é consumido nas doses recomendadas. As pessoas que já têm doença renal devem consultar um profissional de saúde antes de tomar qualquer suplemento.

Para ingerir esse mineral na medida certa, basta incluir alguns alimentos. Vale a pena apostar em produtos lácteos, como iogurte, queijo e, especialmente, o leite. Além disso, vegetais folhosos em tom verde escuro, como espinafre, brócolis e couve também entram como alternativa.

E você, consome o suficiente desse nutriente? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


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