Guia dos Dentes

5 dicas para tornar a visita ao dentista mais divertida para seus filhos

Por Redação Doutíssima 19/01/2014

pediatrico-6

Já estamos conseguindo modificar aos poucos a visão das crianças com relação à ida ao dentista. Para algumas crianças, ir ao dentista é como ir na casa do terror mais assustadora de todas. O dentista é um monstro com máscara que vai arrancar algo da criança ou aplicar uma injeção (anestesia). Em sua maior parte, esses medos são causados pelos pais ou familiares que não sabem bem como lidar com isso. Hoje vou dar dicas para tornar a visita ao dentista mais divertida para seus filhos.

pediatrico-2

1- Não use a ida ao dentista como uma punição para algo que ele fez de errado:

Muitos pais fazem medo aos seus filhos e dizem: “se você fizer isso vou levar você ao dentista e ele vai lhe aplicar uma injeção”. “Se você não estudar direto vai para o dentista amanhã”. “Olha menino come toda essa comida ou mando o dentista arrancar todos esses dentes”. Essas são algumas frases que os papais e mamães utilizam e que comprometem a relação dos pequenos com os dentistas.

pediatrico-3

2- Criança que entende é criança que se comporta:

Nada com criança funciona bem na “marra”. Os meus pacientes mais comportados são os que percebo que os pais param, conversam, explicam, com calma e paciência. A criança chega sabendo tudo o que vai acontecer e quando começo a explicar as coisas, a criança está pronta para aprender um pouco mais.

pediatrico-4

3- Toda criança adora um presente:

Por mais que muitos psicólogos não gostem, toda criança melhora o seu comportamento quando pode ganhar algo em troca. É um fato. O que os pais precisam se atentar é saber usar o presente como um aprendizado. Se a criança for ao dentista, vai ganhar uma escova dental nova ou um babador novo, podemos comprar uns adesivinhos em forma de dentes ou escovas ou sorrisos que a criança vai adorar colar pela casa. O presentinho precisa ser bem aplicado para a construção do aprendizado da criança.

pediatrico-1

4- No caminho para o dentista, procurar tratar de assuntos que a criança goste para deixá-la relaxada:

Deixe ela ou ele levar o brinquedo favorito. Coloque uma música, brinque no carro ou no ônibus e torne a ida ao dentista como a ida a um parque de diversões.

5- Evitar dentistas muito lotados ou que a criança possa ouvir outras crianças chorando ou gritando:

O tempo de espera para uma pessoa que está ansiosa muda completamente o comportamento e isso serve tanto para adultos como para crianças. Prefira dentistas com hora marcada e pontuais, com sala de espera sem comunicação auditiva com o consultório. Depois que a criança estiver mais tranquila com o dentista, você pode ir sendo menos crítico em relação a isso.