Clínica Geral

Saiba mais sobre o tratamento com testosterona

Por Redação Doutíssima 19/01/2014

mulher02_por_sxc

A testosterona, o hormônio sexual masculino por excelência, pode se revelar eficaz no tratamento de várias doenças crônicas, como a bronquite crônica obstrutiva ou os distúrbios cardiovasculares. Ela pode até mesmo contribuir para a prevenção da doença de Alzheimer. Muitos estudos estão em andamento para confirmar seus efeitos benéficos.

À medida que envelhecem, os homens não são poupados das alterações hormonais. A idade vai chegando e eles vão ficando sujeitos a uma libido reduzida, a distúrbios sexuais e ao aumento da fadiga. Se trata da andropausa, o equivalente masculino da menopausa, embora as mudanças sejam menos abruptas e menos claramente identificáveis do que nas mulheres.

Tratamento com testosterona: A culpa é da testosterona, o hormônio sexual considerado como tipicamente masculino, embora as mulheres também o secretem mesmo que em menor quantidade, cuja produção baixa a partir dos cinquenta anos.

Atualmente, este hormônio é prescrito apenas como terapia de substituição em casos de andropausa comprovados. Mas ela pode, no futuro, ser utilizada como um verdadeiro medicamento, para tratar ou prevenir diversas doenças crônicas associadas a baixos níveis de testosterona.

 

Dar músculos para a bronquite crônica

Trata-se da doença pulmonar obstrutiva crônica, ou seja, da bronquite crônica. A inflamação que caracteriza esta doença pode contribuir para uma diminuição da atividade da glândula pituitária, que estimula o cérebro à secreção dos hormônios, principalmente o hormônio masculino. Isto explica que de 40 a 50% de pacientes que sofrem de bronquite crônica em um estado avançado, têm uma taxa de testosterona circulando no sangue abaixo do padrão. Este hormônio é um esteróide anabolizante – não é por acaso que alguns de seus derivados são procurados por seu efeito estimulante – seu déficit contribui para a redução da massa muscular e, portanto, perda de peso, muitas vezes observadas nestes pacientes.

Uma prescrição de testosterona poderia de fato contribuir para a restauração dos músculos, incluindo no sistema respiratório, para as pessoas que sofrem de bronquite crônica? Vários estudos foram feitos e os seus resultados são bastante animadores. Especialmente quando o consumo da testosterona é associado a um programa de fisioterapia, que inclui exercícios de resistência e uma dieta saudável. Este tratamento se mostrou benéfico para o ganho de massa e a força muscular, sem provocar efeitos colaterais significativos.

 

Do coração ao cérebro

As doenças cardiovasculares poderiam também ser um alvo para a terapia com testosterona. Ao contrário do que foi pensado durante muito tempo, o baixo nível de testosterona está ligado a um aumento do risco de aterosclerose. Pequenos estudos têm mostrado que o hormônio teria efeitos benéficos contra a angina de peito (dores no peito). Contudo, outros estudos mostraram que os tratamentos hormonais prescritos aos homens depois da andropausa poderiam aumentar as complicações cardíacas. Especialistas acreditam que é muito cedo para prescrever testosterona no tratamento da bronquite crônica, mas os testes merecem ser continuados para conhecer o verdadeiro o efeito do que pode ser o tratamento do futuro.