Clínica Geral

Aprenda 5 funções dos ossos do corpo humano

Por Redação Doutíssima 20/01/2014
ossos do corpo humano

ossos do corpo humano

O que seria de nós sem esta estrutura que nos protege e sustenta ? Em outras palavras, o que seria de nosso corpo sem o esqueleto? Você já imaginou ter o corpo mole e sem estrutura óssea como o de uma lesma? Certamente não! Todos nós sabemos que os ossos do corpo humano têm um papel fundamental para a nossa sobrevivência e hoje nos vamos falar sobre estas funções.

Você sabe quantos ossos nosso esqueleto possui?

O esqueleto de um recém-nascido possui cerca de 270 ossos, já o de um adulto é formado por aproximadamente 206 ossos. Isto ocorre, pois os bebês possuem alguns espaços entre as placas dos ossos, chamados de Fontanela (mais conhecida como moleira); a moleira facilita a passagem do bebê no momento do parto. Com o tempo esta moleira se fecha e alguns ossos se fundem.

Existe também adultos que tem mais ossos do que os outros pois possuem uma costela extra (mais comum em homens); além de outras que possuem menos ossos devido a fatores genéticos.

Os ossos tem como funções gerais: sustentar o corpo, proteger os órgãos vitais, produzir uma reserva de cálcio e células sanguíneas, além de ajudar o corpo a se locomover. Vamos detalhar essas funções:

esqueleto_humano

Funções dos ossos do corpo humano

1 – Proteção – Uma das finalidades dos ossos do corpo humano é proteção contra lesões. A nossa caixa torácica protege certos órgão vitais, a exemplo, o coração, os pulmões, figado e os rins. O nosso cérebro é protegido pelo crânio. O esqueleto também protege a bexiga urinária assim como os órgãos reprodutores internos, como o útero, no caso das mulheres, a pelve protege o feto em desenvolvimento.

2 – Sustentação – Os ossos do corpo humano server para suportar os tecidos moles do corpo, fixar os músculos. Em outras palavras, ele é a nossa armação. Vamos voltar ao exemplo da lesma: Sem a estrutura óssea, o nosso corpo não poderia se manter em pé.

3 – Locomoção – Sabe quando você corre o dia inteiro pra la e pra cá subindo e descendo escadas no trabalho ou quando você corre para pegar o ônibus porque esta atrasado? Tudo isso é possível, pois os ossos do corpo humano são formados por um material rígido que sustenta os tecidos, permitindo os movimentos, como levantar, agachar, flexionar os braços e pernas, etc.

4 – Reserva de minerais – Os ossos do corpo humano estocam alguns minerais importantes ao nosso organismo como o cálcio, sódio e fósforo. Estes minerais são transportados para outras regiões do nosso organismo por meio do sistema vascular. Quando ocorre diminuição do nível de cálcio no sangue, sais de cálcio são mobilizados dos ossos para suprir a deficiência. É por isso, que os ossos do corpo humano podem permanecer intactos por muitos anos mesmo depois que morremos.

5- Hematopoiese – É o processo pelo qual as células do sangue formam, desenvolvem e maturam alguns elementos do sangue (eritrócitos, leucócitos e plaquetas), a partir de células-tronco ( encontradas na medula óssea), estas são responsáveis pela formação de todas as células e derivados celulares que circulam no nosso sangue.

Neste link você encontra a lista completa de ossos do corpo humano.