Clínica Geral

Emoções podem provocar doenças

Por Redação Doutíssima 20/01/2014

COZINHANDO RAIVA

Gripe, dor de cabeça, dor de barriga ou de estômago constantes e, por mais que se tente, as causas nem sempre são encontradas. Estes sintomas repentinos e seguidos podem estar associados a emoções recentes. Segundo os especialistas, são exatamente estas emoções que influenciam diretamente no sistema imunológico do indivíduo.

É o que confirma a médica Rosa Garcia, que faz parte da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, seção Bahia.  “Se isto ocorre com frequência é porque a pessoa está com o sistema imunológico em baixa. Está comprovado que o estresse, a depressão e toda e qualquer emoção ocasionada por vários fatores podem interferir no sistema imunológico do indivíduo”, alertou.

De acordo com a psiquiatra, o sistema imunológico, também conhecido por sistema imunitário ou imune, compreende todos os mecanismos pelos quais um organismo multicelular se defende de invasores externos, como bactérias, vírus, protozoários, fungos. Existem dois tipos de mecanismos de defesa: os inatos ou não específicos, como a proteção da pele, a acidez gástrica, as células fagocitárias ou a secreção de lágrimas; e o sistema imunitário adaptativo, que compreende a ação seletiva dos linfócitos e a produção de anticorpos específicos.

Quando uma pessoa tem uma crise emocional, conforme explicação da médica, “ocorre uma baixa no sistema imunológico. Um exemplo é quando candidatos vão prestar concursos públicos , muitas vezes ficam gripados, devido à ansiedade e ao estresse”. A especialista sinalizou ainda que as principais doenças  originárias da baixa do sistema são as viroses. Virose é qualquer doença causada por um vírus que nem sempre pode ser identificado. Os tipos mais comuns de virose são: Rotavírus e Norovírus que causam gastroenterite em adultos e crianças. Geralmente são benignas e não necessitam de tratamento específico, basta ter repouso; boa hidratação; alimentação leve; tomar analgésico e antitérmico como para aliviar o desconforto, com acompanhamento de um  médico. O tempo de tratamento é de aproximadamente 10 dias.

 

O sistema imunológico pode ficar fragilizado

A psiquiatra explica o porquê das viroses estarem enquadradas neste aspecto: “É porque determinados tipos de vírus nós temos  no nosso sistema e quando o individuo é acometido por emoção, o sistema fica em baixa, então ocorre a virose”. Entretanto, a médica chama a atenção das pessoas para a seguinte declaração:”Inúmeras outras doenças também estão ligadas às emoções”.

Garcia cita o câncer como uma destas doenças que, embora não se tenha ainda estudos conclusivos sobre a ligação direta da doença com as emoções,  há uma corrente de especialistas defendendo que fatores de estresse psicossociais podem contribuir para o surgimento deste e de outros males.

E também assinala que as emoções  não só baixam a imunidade como podem ocasionar  doenças cardíacas porque um dos fatores da doença é o estresse, assim como  o comprometimento emocional. Outro dado importante é de que estudos comprovam que o sistema endócrino e nervoso influenciam as defesas do  corpo pela liberação de hormônios, que estão diretamente ligados às  emoções.

Ter hábitos saudáveis é importante para a pessoa, inclusive desta forma saberá dosar melhor as emoções. Ingerir líquidos porque a diminuição afeta todo o corpo, especialmente o sistema respiratório. Isso porque o muco das vias nasais fica menos fluido com a falta de água, facilitando a entrada de vírus e bactérias, causadores de doenças.  Comer mais vegetais, frutas, verduras e legumes, o que pode afetar para melhora da imunidade porque os vegetais e as frutas são os ingredientes mais ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.