Guia dos Dentes

Flúor: entenda exatamente como ele funciona nos seus dentes

Por Redação Doutíssima 20/01/2014

macro-1

Antes de falarmos sobre como ele funciona ou o que ele faz; como usar ou qualquer informação mais aprofundada, você precisa entender o que é esse mineral chamado de flúor e que pode ser industrializado para ser utilizado na cavidade bucal. Ele foi descoberto através de pessoas que faziam uso de água naturalmente fluoretada e possuíam um nível baixo de incidência de cárie, mesmo sem boas condições de higiene bucal e isso fez começar todas as pesquisas relacionadas ao flúor e seu modo de ação na boca.

cor-5

O flúor pode agir de maneiras diferentes, como:

– Quando utilizado de forma sistêmica, age fortalecendo ossos e, especificamente na boca, ajuda a endurecer o esmalte dos dentes, sejam eles de leite ou permanentes em formação.

– Quando os dentes permanentes já estão formados, vamos ter a mesma fortificação desse esmalte de proteção mas com diferentes características.

Um processos que todos precisamos conhecer é o de desmineralização e posterior remineralização das estruturas dos dentes. É um processo constante que precisa estar sempre supervisionado para que a desmineralização não seja maior que a mineralização e possa causar problemas:

– Na saliva existem ácidos, resultantes dos alimentos, que banham constantemente os dentes e causando a desmineralização.

– Momentos após a alimentação, a saliva se refaz, mudando sua característica de acidez e banha o dente fazendo a chamada remineralização. Nesse momento é importante a boa higiene bucal e o uso do flúor que vão fazer com que a remineralização seja mais eficiente e com minerais mais duros, compensando as perdas durante a desmineralização além de deixar o dente mais forte para a próxima alimentação, quando o ciclo se repete.

fluor-1

Podemos comparar o flúor a uma capa, uma película de proteção que funcionará como um escudo de proteção, além de se integrar nas estruturas minerais dos dentes e modificar a qualidade da saliva.

Quais os meios de receber o flúor de forma eficiente?

 

– Não vou falar de água fluoretada pois não concordo com as condições da maioria das águas fluoretadas, de prefeituras, de algumas cidades Brasileiras que apresentam procedência e controle duvidosos. Mas essa água poderia ser uma boa fonte de flúor e com qualidade e quantidade para atingir uma grande parcela da população, o que realmente acontece em alguns lugares.

buc-1

– Pastas dentais com flúor, com concentrações variadas.

– Fluoretação profissional com o dentista.

– Flúor tópico para aplicar sobre o dente. Receitado pelo dentista e utilizado com casa e com muito cuidado para não causar efeitos colaterais.

677-02609734