Filhos

Jogos, brincadeiras e atividades para jovens

Por Redação Doutíssima 20/01/2014

corridasaco

Quem pensa que pré-adolescente não gosta mais de brincar, engana-se. Toda criança gosta de brincar, jogar e se divertir, porém, as preferências começam a variar de acordo com a idade. A criança com idade entre 10 e 12 anos (pré-adolescente), começa a se tornar autônoma e prefere brincar com crianças da mesma idade, ou ainda atividades que envolvam esportes e desafios. Existem diversos jogos e atividades para jovens, basta usar um pouco de criatividade.

Confira as nossas dicas de atividades para jovens:

Verdade ou desafio – Este é uma opção de atividades para jovens em grande número. Os participantes se sentam formando um círculo. O jogo começa com um participante que gira a garrafa. No momento em que a garrafa para de girar, ela aponta para duas pessoas. O participante para quem o fundo da garrafa estiver apontado deve começar a brincadeira dizendo “verdade ou desafio?” e a pessoa que estiver na direção da ponta da garrafa deve escolher uma das opções. Se a resposta for “verdade”, ele terá que responder à pergunta feita pelo outro participante, se ela optar por « desafio », ele deverá pagar uma prenda como dançar, cantar, imitar alguém, etc.

Jogos diversos – Jogo de damas, xadrez e baralho são ótimas opções de atividades para jovens em um dia chuvoso.

Esporte – Futebol, vôlei, queimada, basquete, handball e outras atividades físicas são ideais para fazer seus filhos soarem e desenvolver a coordenação motora.

Cabo de guerra – Atividades para jovens devem ser divertidas, e nesta os participantes desenham uma linha de giz no chão e em seguida formam duas equipes com o mesmo numero de participantes de cada lado. Cada equipe segura uma extremidade da corda e começa a puxar. Vence o time que conseguir fazer o outro ultrapassar a linha.

Boliche – Você pode improvisar um jogo de boliche em casa. Basta juntar algumas garrafas plásticas e com uma bola cada jogador tenta derrubá-las. Quem derrubar o maior número de garrafas ganha a partida.

Corrida do saco – Cada jogador deve entrar em um saco de batatas e pular até cruzar a linha de chegada.

 

atividades para jovens

atividades para jovens

 

Corrida do ovo – Cada participante coloca uma colher com um ovo na boca e vai andando até a linha de chegada. Ganha quem chegar primeiro, sem derrubar o ovo.

Culinária – Escolha uma receita para fazer com seus filhos, separe os ingredientes e mãos à obra!

Música – É a partir da adolescência que muitos começam a desenvolver um gosto musical, seja por influência familiar ou de amigos. Esta pode ser uma boa atividade para jovens onde os os pais podem incentivar os filhos a tocar um instrumento musical.

Livros – Sempre que puder, compre livros e incentive os seus filhos a ler. Leve-os à biblioteca e à feiras de livros para que eles desenvolvam o gosto pela leitura.

Cinema – Escolha um bom filme e cartaz e leve os seus filhos. Vocês também podem alugar um DVD e assistir em casa. Aproveite e faça uma pipoca pra acompanhar.

Pintura – Reúna as crianças ao redor de uma mesa com folhas, tintas e pincéis e façam belos desenhos.

Jogos de raciocínio – São uma ótima pedida para entreter os jovens e estimular o raciocínio lógico. O site rachacuca tem opções muito divertidas e interessantes.

Atividades para jovens são uma ótima oportunidade dos pais interagirem mais com seus filhos e se divertirem.