Especialidades

12 Hábitos saudáveis para melhorar o sono

Por Redação Doutíssima 21/01/2014

melhorar o sono

Você tem dormido bem ultimamente?

A média de horas que um adulto deve dormir por noite é de 7 à 8 por dia; se você tem dormido menos do que isto, este pode ser um sinal de que alguma coisa não vai bem.

A falta de sono pode impactar seriamente o nosso cotidiano, pois, ela pode trazer vários problemas como cansaço físico e mental, irritação, dores musculares e falta de concentração nas atividades ao longo do dia.

Existem diversos fatores que podem causar insônia, por exemplo, o estresse e a correria do trabalho, preocupações financeiras, problemas sentimentais, assim como hábitos alimentares inapropriados.
Você pode melhorar o sono significativamente, basta fazer algumas mudanças de hábitos na sua rotina diária. Aprenda 12 hábitos saudáveis para melhorar o sono.

melhorar o sono - exercícios

melhorar o sono – exercícios

Como melhorar o sono?

1 – Ambiente – Quem gosta de ficar em um ambiente desorganizado e que cheira mal? O ambiente no qual dormimos tem grande influência na qualidade do nosso sono, por isso, é fundamental dormir em um quarto bem arejado, silencioso e limpo. Troque as roupas de cama com frequência e evite comer dentro do seu quarto. Esta dica é muito importante e pode ajudar muito a melhorar o sono.

2 – Alimentação – Antes de dormir, prefira alimentos leves e evite bebidas estimulantes como café, energéticos e guaraná após às 17 horas.

3 – Esporte – Como você já deve saber, a atividade física faz gastar energia e cansar o corpo. Pratique exercícios durante o dia para dormir melhor, mas faça isso de três à quatro horas antes de deitar para normalizar a frequência cardíaca.

qualidade do sono 3

melhorar o sono 3

4 – Ouvir música – Ouvir música antes de dormir é uma técnica que funciona para muitas pessoas. Procure ouvir músicas instrumentais.

Uma dica: O som de instrumentos como o da harpa e o da flauta  são bons calmantes, outras opções são musicas para yoga e/ou meditação.

5 – Chá – Alguns chás têm ação tranquilizante. Tomar uma xícara de chá antes de dormir pode ajudar significativamente a melhorar o sono, proporcionando uma noite mais tranquila. Experimente o chá de erva-cidreira ou o de camomila.

qualidade do sono 4

melhorar o sono – Café

6 – Durma no horário certo – Evite dormir a tarde, pois, mesmo que o cochilo rápido, você poderá ter o seu sono prejudicado à noite. Siga uma rotina de ir para a cama em um determinado horário, por exemplo, todos os dias às onze da noite.

7 – Banho com água morna – Como é boa a sensação de ir para a cama depois de um bom banho ! Você vai se sentir mais leve e pronta para uma boa noite de sono.

8 – Comer antes de dormir – Coma pouco, mas não deixe de comer, ou você poderá acordar no meio da noite com o seu estômago roncando.

9 – Leitura – Leia um bom livro antes de dormir para descansar a mente.

sonoler

10 – Técnica da imagem mental – Quando você tiver dificuldade para dormir, imagine que você esta em uma praia deserta ou em algum lugar com muito verde. Sinta a tranquilidade deste lugar, tente ouvir os sons deste lugar e concentre-se na sua respiração. Certamente você não vai demorar muito a adormecer.

11 – Use a cama somente para dormir – Evite trabalhar, comer ou realizar outras atividades na sua cama. Calma, neste caso, o sexo é uma exceção.

12 – Use roupas confortáveis – No verão dê preferência à tecidos leves para evitar a transpiração excessiva e no inverno opte por pijamas quentes e use meias.

Se você deseja obter mais informações a respeito da qualidade do sono, uma boa fonte de referência é o instituto do sono. Clique aqui para acessar a página do instituto.