Filhos

Contratar babá: 7 Coisas que você precisa saber sobre ela

Por Redação Doutíssima 21/01/2014

contratar babá

Você precisa contratar babá para cuidar dos seus filhos, mas não sabe por onde começar?

Os filhos são as coisas mais preciosas que podemos ter na vida e com certeza é preciso ser bem criteriosa para poder escolher uma pessoa de confiança e que cuide bem deles. Na maioria das vezes não é tão fácil contratar babá ideal, pois mesmo uma babá com as melhores referências pode não ser aquilo que você esperava. Contratar babá está sendo uma tarefa difícil? O que fazer?

Contratar babá: confira as nossas dicas para ajudar a escolher uma boa pessoa para cuidar dos seus filhos

1 – Nada de anúncios em jornais – Em primeiro lugar, nunca coloque anúncios em jornais, isto pode dificultar muito a sua procura, uma vez que este tipo de anúncio pode atrair pessoas de todos os tipos, inclusive as que não tem nenhuma característica que você procura. Então, economize o seu tempo e não procure uma babá por estes meios. Se você não pode contar com o apoio de parentes ou de amigos, a solução é procurar uma babá por meio de uma agência, por exemplo.

2 – Perguntas sobre o emprego anterior  Pergunte tudo sobre a rotina dela com as crianças que ela cuidava, por exemplo, o tipo de atividades ela deixava as crianças fazerem, de quantas crianças ela cuidava, o nome das pessoas para quem ela trabalhou, inclusive o motivo da saída do último emprego.

3 – Referências – Antes de entrevistar a pessoa, pergunte se ela possui referências. Peça telefones de famílias para quem ela trabalhou e ligue para os números pedindo informações sobre ela. Uma dica importante é sempre pedir um número de telefone fixo, pois, números de celular podem pertencer  a parentes e amigos com o intuito de mentir para poder ajudá-la.

contratar babá

4 – Idade das crianças – Pergunte a idade das crianças que ela cuidou anteriormente. Se as suas crianças tiverem idades diferentes, pergunte se ela estaria preparada para cuidar dos seus filhos neste caso. Esta é uma pergunta fundamental, pois algumas pessoas preferem cuidar de crianças de uma determinada idade por questão de experiência ou até mesmo de paciência.

5 – Antecedentes criminais – Pedir uma certidão de antecedentes criminais pode até chocar a pessoa que esta diante de você mas lembre-se de que você não pode contratar qualquer pessoa em se tratando da segurança e bem-estar dos seus filhos.

6 – Faça testes – Uma outra coisa que pode te ajudar a conhecer um pouco mais a pessoa que você pretende contratar é simular algumas situações em que ela estaria sozinha com seus filhos e em seguida saber como ela reagiria diante de tais fatos. Verifique também se ela possui alguma formação na área infantil.

7 – Perguntas pessoais – Pergunte se ela tem ou pretende ter filhos; com quem mora; por que ela quer que você a contrate; como é a relação dela com os parentes. Mantenha a conversa sempre olhando nos olhos dela, e é claro, observe se ela apresenta reações de nervosismo, se aparenta mentir e se tem bom humor.

Se você procura jogos interessantes para você ou sua babá brincar com as crianças, clique aqui.