Motivação

Como evitar o tédio durante a aposentadoria

Por Redação Doutíssima 21/01/2014

aposentadoriaQuando você se aposentar, você não terá mais a rotina de trabalho cada dia. Algumas pessoas acreditam que, sem o horário de trabalho, eles sentirão uma perda sobre a forma de passar o dia e acabarão, de alguma forma, sentindo falta da rotina. Você vai acabar achando que você não vai saber o que fazer o dia inteiro e ficar entediado.

Então, o que você pode fazer para evitar o tédio durante a aposentadoria? Como sempre, se trata de uma questão de se perguntar “o que eu realmente quero fazer?”.

Durante todos esses anos em que você esteve no trabalho, você deve ter pensado algumas vezes “Eu gostaria de ter tempo de fazer isto ou aquilo” ou “Quando eu me aposentar, eu vou aprender uma nova língua” ou ainda “Eu gostaria de ter tempo para viajar pelo mundo”.

 

Aprenda algo novo

Quando você se aposenta, você tem a chance de fazer tudo ou parte dessas coisas que você dizia que queria fazer enquanto estava trabalhando. Portanto, não descarte seus planos e não pense que você está muito velho para aprender algo novo. Aprender ao longo da vida vai ajudar o seu cérebro a se manter em funcionamento – ele vai funcionar melhor do que se você não fizer nada. Há uma abundância de possibilidades para aprender: os centros de educação de adultos, o aprendizado à distância, os cursos de fim de semana, os festivais, isto para citar apenas alguns. Qualquer que seja o aprendizado que você gostaria de ter, em algum lugar vai haver um professor para você. Mas você deve primeiro decidir o que você quer, então vai ficar mais fácil encontrar o caminho para ele.

 

Torne-se um voluntário

Você pode ajudar alguém a fazer suas compras ou fazer companhia a alguém que vive sozinho ou estar envolvido em um projeto qualquer, como a construção de um muro ou a limpeza de uma escola, por exemplo. Você vai se beneficiar tanto quanto as pessoas que você estará ajudando.

 

Conheça o mundo

Todo mundo diz que viajar amplia a mente. E é verdade! Se você deseja visitar locais distantes ou mesmo explorar o seu próprio país, a aposentadoria é a oportunidade para satisfazer este desejo. Procure todas as informações necessárias sobre a região que você deseja visitar e comece a planejar a sua viagem. Encontre um parceiro ou aventure-se sozinho. Seja realista quanto a onde e quando você quer e pode gastar oara esta viagem, mas também esteja preparado para assumir alguns riscos onde você pode estar fora da sua zona de conforto habitual. Por exemplo, você conseguiria ficar longe de casa por muito tempo? Quais são os preparativos que você precisa fazer antes de viajar por algumas semanas ou meses?

 

E você? O que está fazendo da sua aposentadoria? Compartilhe com o Doutíssima a sua experiência!