Filhos

Educação dos filhos e como o estilo parental afeta a criança

Por Redação Doutíssima 21/01/2014

educação dos filhos

Você com certeza já ouviu a expressão « A educação vem de casa ». Esta é uma das frases que mais repetimos ao ver uma criança fazendo birra por causa de alguma situação que a deixa contrariada, por exemplo. De fato, a educação dos filhos vem de casa, pois, convivência familiar é a principal forma que a criança tem para aprender as regras, os direitos e os deveres que ela deve cumprir, logo, a forma como os pais se relacionam com os seus filhos exerce uma grande influência no desenvolvimento e na vida afetiva e social da criança. É a partir dela que a criança começa a conhecer as bases da educação.

Cada tipo de pai tem um jeito lidar com a educação dos filhos, existem pais permissivos, autoritários, distantes, os que sabem dar bons exemplos de comportamento ao filho sem reprimí-lo, os que sabem elogiar quando o filho faz alguma coisa boa, etc.

 

A educação dos filhos e estilos parentais:

 

 

rigoroso

 

Rigoroso – Os pais rigorosos são amorosos, sabem impor limites na educação dos filhos e a explicá-los o que é certo ou errado. Um pai rigoroso sabe dialogar com os filhos para explicar o por quê de suas ações. Este tipo de criança muitas vezes é mais extrovertida, sociável e tem mais facilidade para expor os seus sentimentos, além de possuírem uma boa autoestima e se tornarem independentes mais cedo.

 

 

paidistante

 

Distante – Os pais distantes são aqueles que não tem envolvimento afetivo. Eles são responsáveis por suprir as necessidades materiais das crianças, porém, não participam da educação dos filhos. Pais distantes tem dificuldades para estabelecer um diálogo aberto com os filhos e pouco interesse pelos seus sentimentos. As crianças que tem pais distantes normalmente são introvertidas, inseguras e tem muita dificuldade de se relacionar com as pessoas, além de ter baixa autoestima.

 

 

pais

 

Permissivo – É o tipo de pai gentil que não sabe dizer não ao filho ou tem que repetir uma ordem várias vezes até que ele obedeça. O pai permissivo não consegue controlar os impulsos do filho e sempre cede a seus caprichos.

Os filhos de pais permissivos normalmente são mimados e conseguem ter tudo o que querem, pelo fato dos pais permitirem tudo, podendo ainda se tornar rebeldes e incontroláveis quando os pais não cederem às suas vontades.

 

SONY DSC

Autoritário – Os pais autoritários impõem limites rigorosos na educação dos filhos e não aceitam que as regras sejam quebradas. Essas crianças normalmente são obedientes e tem um bom desempenho escolar devido à forte pressão por parte dos pais. Elas podem desenvolver comportamentos de ansiedade e medo de cometer erros para não decepcionar os pais. Os filhos de pais muito autoritários podem se tornar rebeldes no futuro devido às proibições impostas pelos pais.

E você, que tipo de pai é?