Clínica Geral

Dúvida: por que parecemos mais magros de manhã?

Por Redação Doutíssima 21/01/2014

Ao acordar, você já se olhou no espelho e teve a impressão de estar mais magro, com a barriga mais lisinha? Fique sabendo: não era apenas uma impressão. Você pode até achar que isso é conversa daquelas propagandas que vendem produtos fajutos para perder peso, mas é a mais pura verdade. Estudos médicos substanciais foram realizados em torno desse assunto, provando que durante o período de repouso consumimos maiores quantidades de energia e que a qualidade do nosso sono tem uma relação direta com o nosso organismo, podendo interferir diretamente nos hormônios relacionados ao apetite.

dormir

O Dr. Walter Moraes da Universidade de São Paulo (USP) realizou estudos que concluem que nosso organismo gasta mais calorias – logo, perde mais pesoquando estamos dormindo do que quando estamos acordados. Em suas pesquisas, 14 homens participantes do estudo dormiram durante oito horas (sem defecar ou urinar) em camas especias, equipadas com balanças. O estudo mostrou que cada um destes homens perderam aproximadamente 1,9 g por minuto. Enquanto descansavam acordados, cada um deles perdeu apenas cerca de 0,6 g.

Respiração

A perda de peso durante o periodo do sono noturno está altamente relacionada à perda de água através dos processos corporais de respiração e transpiração. Os pulmões devem estar úmidos para que possam funcionar de forma correta. Logo, o ar que respiramos é rico grandes quantidades de água. Pesquisas indicam que o corpo humano exala cerca de 1 a 2 copos de água durante uma noite outonal.

Transpiração

Nosso corpo perde, por dia, aproximadamente 0,5 kg de água através da transpiração. Um corpo humano adulto pode perder, por noite, até 250 g de água em forma de suor – esta quantidade vai depender da temperatura ambiente do quarto e do lençóis ou cobertores que a pessoa utilizar. Se adicionarmos este valor ao peso perdido através da respiração, nosso corpo pode sofrer uma redução de peso de 750 g a 1 kg enquanto dormimos.

Metabolismo

Muitas pessoas pensam que este processo de perda de água durante o sono é apenas uma “flutuação de peso”, pois ela pode ser recuperada com facilidade durante o dia se ingerirmos líquidos. A verdade é que o nosso corpo gasta calorias enquanto dormimos. Cálculos feitos com a utilização Índice Metabólico Basal (IMB) – que determina quantas calorias uma pessoa precisa para que o corpo e os órgãos internos funcionem de maneira correta quando ela se encontra em estado de repouso – indicam uma média de consumo de 80 cal/h para mulheres e 115 cal/h para homens.