Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana: quinta semana de gestação

Por Redação Doutíssima 21/01/2014

quinta semana de gestação

A gravidez já foi descoberta, tudo está indo bem. Na quinta semana de gestação o feto vai se desenvolvendo cada vez mais! Você já deve até ter percebido algumas das modificações que ocorrem no seu corpo. Mas nesse momento, começam também a surgir as preocupações e dúvidas. A visita médica te ajudará a esclarecer diversas questões que você tem na cabeça, mas ainda não é o suficiente. Parece que a cada minuto você se depara com uma nova questão sobre a gravidez. Não se apavore. Não existe nenhuma nenhuma mulher que teve todas as usas dúvidas respondidas durante a gravidez, mas as melhores e mais seguras respostas virão sempre do seu médico.

 

A quinta semana de gestação: O desenvolvimento do bebê

Na quinta semana de gestação, o esqueleto do bebê começa a se formar, assim como o coração e o sistema nervoso central (base para o cérebro e medula espinha) e músculos ganham forma. Seu bebê, na verdade ainda um embrião, já mede 2 mm. Ele ainda aparenta mais a um girino do que um bebê, mas é porque ele está em pleno desenvolvimento. Com o coração começando a bater, você pode fazer a primeira ultra-sonografia, marcada pelo seu médico. Nesta ultra-som você verá a forma do bebê, ainda não poderá identificar muito bem as partes do corpo, mas já poderá detectar seus batimentos cardíacos.

 

Corpo e saúda da futura mamãe

Na quinta semana de gestação as gestantes começam a ter os sintomas as vezes desagradáveis do começo da gravidez. Devido às mudanças que seu corpo está passando, você sofre também mudanças hormonais. Isso influencia muito no humor da futura mamãe. Você também pode sentir muito cansaço, enjoos e vontade de urinar constantemente. O último sintoma é famoso por acompanhá-la durante toda a gravidez. Não tem como evitar o cansaço, mas para aliviá-lo, alimente-se de modo balanceado e saudável. A prática de exercícios físicos também pode te dar mais energia.

É fundamental que a gestante nunca tome remédios sem consultar o médico, mesmo os quais esteja acostumada ou os que indiquem ser liberados para gestantes. Cada mulher pode ter sensibilidade à um medicamento específico e cada gravidez exige seus cuidados, por isso não use nenhum remédio sem indicação do seu médico que conhece a sua saúde.

Os enjoos são mais freqüentes à partir da quinta semana de gestação. É que o olfato da gestante fica mais apurado por causa das alterações hormonais. Mas você só sentirá esses enjoos durante os três primeiros meses de gestação. Para aliviá-los, nunca fique muito tempo sem comer e beba bastante líquido. Faça suas refeições à cada três horas e evite muitas gorduras.

Saiba mais

Gravidez semana a semana

Primeira semana

Segunda semana

Terceira semana

Quarta semana

Sexta semana

Sétima semana