Saúde Mental

A mensagem do sintoma: saiba mais

Por Rafaela Monteiro 21/01/2014

O que é o “sintoma”? Essa pergunta pode ter muitas respostas, todavia, no contexto desse artigo, sintoma é todo e qualquer sinal dado pelo corpo/organismo na forma de doença ou qualquer tipo de mal estar. Pode soar estranho dizer que ele pode trazer uma mensagem, querer dizer alguma coisa, mas podemos pensar um pouco sobre isso.

Um sintoma pode ser qualquer sinal ou expressão do corpo, que vem como um aviso, um pedido de ajuda. Podendo surgir através de um mal estar, dores, doenças, sensações, etc. O sintoma pode ser um ruído que diz que ali tem algo que precisa de atenção, que necessita de “ajustes”.

A Gestalt Terapia vê o homem como um todo, não como partes dividas que juntas formam um todo maior, mais muito além disso, um todo muito maior que a soma de suas partes. Tem-se uma visão holística do homem, já explicada em um post anterior.

 

Se somos um todo…

 

Se somos um todo, somos além da soma de várias partes de nosso corpo ou órgãos e células. Na visão sistêmica fazemos parte de um sistema totalmente interligado, onde não somos somente um rim ou um fígado, mas um sistema integrado, que se relaciona. Assim, todo e qualquer sinal de nosso corpo, dentro desse sistema, é um sinal de um todo maior e complexo, pois não existe separação entre corpo, mente, alma, não há segmentação, há integração.

Isso pode parecer estranho ou até mesmo difícil de ser entendido, uma vez que não estamos acostumados a esta visão de homem, pois nos habituamos, as vezes sem perceber, a uma visão completamente diferente. Estamos acostumados a segmentar e dividir sempre e, por isso, imaginar o homem como um todo interligado pode não ser fácil.

René Leriche dizia que “A saúde é a vida no silêncio dos órgãos“, frase que faz muito sentido dentro desse ponto de vista. É dentro desse ponto de vista que pode-se dizer que nossos sintomas corporais podem nos trazer mensagens e sinais. Uma simples dor de cabeça pode não ser somente uma dor de cabeça, assim como uma doença grave pode não ser somente uma doença grave. Ambas podem querer dizer algo, vir trazer uma mensagem, um pedido de socorro, um sinal de que algo precisa ser mudado em nós.

E isso tem a ver com responsabilidade, pois somos responsáveis por nossa vida e por nosso corpo, e estar atento aos seus sinais pode nos proporcionar possibilidades de contato com nós mesmos e formas mais saudáveis de existir.