Especialidades

Os malefícios do uso do salto alto

Por Mayara Pinheiro 21/01/2014

Revista-Pilates-Seus-pés-no-salto-alto--300x300

Hoje vou falar sobre um assunto muito importante porém muitas mulheres não dão a atenção necessária para este assunto, os problemas do uso do salto alto.

Para as mulheres, usar salto alto pode ser sinônimo de elegância, poder e sofisticação, mas apesar da postura imponente em que a mulher fica, é preciso saber que o uso frequente do salto alto pode trazer alguns danos para a coluna, pois projeta o peso para frente, sobrecarregando a panturrilha, a coluna, e as articulações.

Quais são os malefícios do uso do salto alto?

Além da pressão na ponta do pé, o uso do salto alto e fino causa ausência na mobilidade da parte de trás da perna. Com o calcanhar nas alturas, o tendão de Aquiles fica encurtado, o que pode ocasionar a tendinite. Os sintomas básicos são a dor e a dificuldade em andar descalço. Os problemas do salto alto não param nos pés. Podem comprometer até os joelhos que, por causa do salto, são flexionados o tempo todo.

Os pés são muito acometidos por diversas doenças. E o salto alto auxilia para o aparecimento destas, principalmente na coluna lombar, que é o eixo de sustentação do corpo.
“O uso contínuo do salto alto causa dores na coluna, calcanhar e também o chamado esporão de calcanho, porque o salto não tem proteção contra o impacto do pé no chão. Não oferece proteção para o calcanhar”, disse Juceline Nóbrega. Os saltos também causam a “fascite plantar” por causa do impacto e do uso prolongado. Outro problema muito comum causado pelos saltos é a entorse, as famosas “viradas de pé”, muito comuns entre as mulheres.

bad posture

 

E quais são os danos futuros para a mulher?     

Os danos são posturais. Se ela não tem problemas, ela vai ter; pois vai provocar todos os problemas de musculatura, de postura, de equilíbrio. E se ela já tem problema, se é uma paciente que já tem um problema de coluna, postural ou de encurtamento, usando salto vai agravar mais ainda isso. E se não tem, com o uso a longo prazo do salto, ela vai ter. Geralmente as pessoas não deixam de usar salto alto porque o efeito não é imediato. É a longo prazo; aliás como todos os problemas de coluna. Não existe uma hérnia que surgiu agora, por exemplo. É a somatória de várias coisas erradas. E o uso do salto é um hábito postural errado; assim como pegar objetos no solo e levantá-los de forma errada, assim como sentar de forma errada.

 

 

 

 

salto alto

Dica da fisioterapeuta:

A fisioterapeuta disse que exercícios para os pés são importantes para aliviar as dores. O alongamento do isquiostibiais (perna) pode ser feito com o lençol ou com uma cordinha, duas vezes por dia, durante dez minutos e previne câimbras, inchaços e dores.
Outra dica importante é escolher a numeração correta para os pés para que o calçado não fique apertado ou folgado. “O escalda pé com água morna também é muito bom. A pessoa pode colocar pedrinhas ou bolinhas de gude (petecas) e fazer movimentos para frente e para trás com os pés. É relaxante e reduz o impacto. Deve ser feito três vezes por semana”, disse Juceline Nóbrega.

Ainda sobre as sandálias, ela chama a atenção para que não seja usada sandália rasteira, porque não tem alcochoamento para suportar os impactos. Os calçados pedem o máximo de conforto e ao sentir dores é preciso procurar um médico para um diagnóstico diferencial.

Dicas para quem usa salto alto:

  • Quem não pode ficar sem usar sapatos de salto, deve optar pelos modelos com saltos mais largos, que distribuem melhor o peso e estabilizam o tornozelo. Bico quadrado também é o mais recomendado para evitar deformidades dos dedos;
  • Os sapatos plataforma, com a mesma altura do calcanhar à ponta, não pressionam excessivamente o antepé. Mas em compensação chance de torcer o tornozelo é maior;
  • Se puder, deixe a sandália e opte pelo sapato. Assim, o calcanhar estará mais seguro. O reforço lateral proporcionado pelas botas é ainda mais eficiente;
  • Evite saltos muito altos no dia-a-dia. Quanto menor o salto, melhor para a saúde.

Clique na foto abaixo para ver com mais detalhes cada tipo de salto alto:

1432013102638