Guia dos Dentes

Trincas no esmalte dentário: o que são e como tratar

Por Redação Doutíssima 21/01/2014

trinca-6

As trincas no esmalte dentário são perigosas e podem causar danos graves ao dente. Quando falamos de trincas, abrangemos um grande leque de ranhuras no esmalte dentário que podem ter diversas profundidades, formas e motivos. Vou tentar classificar da forma mais objetiva possível essas trincas e explicar um pouco as formas de tratamentos.

trinca-5

A trinca também pode sem chamada de rachadura e pode ser confundida com quebra. Quando um dente está trincado, ele não está quebrado, ainda. As trincas podem acontecer em estruturas do dente ou nas restaurações colocadas no dente. Podem aparecer em dentes da frente, pré-molares ou de dentes posteriores como os molares e isso vai variar de acordo com os fatores causadores das trincas que podem ser:

trinca-1

– Paciente que tem algum hábito deletério como de roer gelo, roer unha, comer ou se alimentar de alimentos duros como algumas farinhas ou roer osso.

– Pacientes que tem problemas oclusais, mordida errada, causam danos aos elementos dentários que são submetidos a uma força oclusal muito grande.

Restaurações ou trabalhos reabilitadores fora do local ideal ou com manutenção errada dada pelo paciente o que pode causar danos no dente antagonista ou mesmo no dente que está com a restauração e isso normalmente causa não só trincas mas quebras significativas.

Traumas causados por esportes de impacto ou quedas.

trinca-2

– Problemas como a atrição, apertamento ou bruxismo que agridem bastante os dentes ao ponto de causar trincas e fraturas dentárias.

 

Como você pode verificar, são vários os problemas que podem causar as trincas no esmalte dentário e muitas delas acontecem por descuido do paciente que precisa estar sempre cuidando de seus dentes. A partir do momento que já aconteceram as trincas, o tratamento é necessário para que ela não aumente mais ao ponto de quebrar ou inflamar a polpa e os tratamentos para essas trincas são bem simples e vão varias de acordo com o grau de abrangência da trinca no esmalte dentário.

trinca-3

Trincas maiores precisam de tratamentos mais complexos para remover todo o pedaço do esmalte comprometido e reconstituir o dente de forma a não ser percebida a presença anterior da trinca mas mantendo o máximo de resistência.

Tratamentos de trincas menores podem ser resolvidos facilmente com a dentística restauradora.

trinca-4

Como sempre conversamos o melhor tratamento é a prevenção. Um paciente com acompanhamento periódico com o dentista vai estar sendo observado constantemente com relação a presença de fatores que possam causar as trincas e removendo o fator que poderá causar o problema, o problema não vai chegar a se instalar e tudo será mais fácil, menos dolorido e mais barato.