Filhos

5 Coisas que você precisa saber sobre mamadeiras

Por Redação Doutíssima 22/01/2014

Quando o bebê começa a utilizar mamadeira, as dúvidas dos pais começam a surgir como ocorreram nas etapas anteriores. Durante a amamentação,armazenamento do leite, higienização, etc. É completamente normal possuir essas dúvidas e a boa novidade é que é super prático conseguir a melhor mamadeira nas melhores condições para o seu filho. Veja abaixo:

kit-mam-chupeta-mamadeira-azul

Frequência

Você não precisa montar uma planilha no Excel com a agenda das mamadeiras do seu filho. Durante as primeiras semanas, não vale a pena manter uma rotina rígida e nada flexível, pois é a partir das semanas seguintes que a rotina vai se formando. O normal é a mamadeira de 2 em 2 ou 3 em 3 horas, ou quando o bebê estiver chorando de fome.

Quantidade

No geral, um bebê até 4kg consome em média de 30 a 90ml de leite a cada mamadeira. Utilize a sua mamadeira após a mamada como referência, quando sobra um pouco de leite é fácil saber de que ele ficou satisfeito e não ficou com fome.

mamadeira-inclinada

Mamando corretamente

De maneira alguma deixe o seu bebê muito novinho fazendo o serviço sozinho. A mamadeira deve ficar em 45 graus e repare se não há nenhum som saindo da ação, pois o som pode indicar uma saíde de ar muito grande pelo bico.

Leite em pó

Antes de preparar o leite, leia as indicações e quantidades recomendadas na lata do produto.

Prepare a mamadeira com água morna e fervida e alimente sempre com mamadeiras frescas, preparadas na hora, pois o leite com água, quando armazenado, pode contaminá-lo. Se for um caso de emergência que você precise armazenar o leite previamente, deixe a água fervida e o leite separados.

Dê prefeência a uma panela de água quente para aquecer o leite. Se for utilizar o micro-ondas, agite a mamadeira, pois o micro-ondas não aquece de forma igual e o bebê pode acabar se queimando ao mamar. De maneira alguma requente o leite.

Tipos de mamadeira

Tudo vai depender da frequência em que você lava as mamadeiras e se o bebê está acostumado a se alimentar somente com elas. Se esse for o caso, é possível que você precise de no mínimo de quatro a seis mamadeiras de tipos diferentes, indo da maior (de 240ml) até a menor ( de120ml). Normalmente, as mamadeiras só costumam a ser usadas a partir dos dois meses de vida, pois os bebês ainda mamam na mãe, por isso duas reservas está mais do que suficiente.

Os bicos das mamadeiras também podem variar. Existem bicos de látex e de silicone para tipos específicos de mamadeira ou para as normais, o mais importante é se informar nas embalagens sobre a idade e tamanho indicados. Por exemplo, para os bebês mais novos, o furo do bico da mamadeira deve ser menor e ele vai aumentando conforme a idade da criança. Uma boa dica é ir comprando os bicos pouco a pouco, para saber quais tipos a criança vai se habituar ou não.