Medicamentos

5 Remédios naturais contra a gripe e resfriado

Por Redação Doutíssima 22/01/2014

Não é nada fora do comum que os remédios naturais contra a gripe e resfriado sejam muito populares – a medicina moderna ainda tem muito o que oferecer para a cura destas doenças antigas. Enquanto alguns medicamentos previnem e encurtam a duração da gripe, alguns medicamentos oferecem apenas um alívio temporário dos sintomas. Muitos remédios naturais proporcionam alívio temporário mas alguns podem realmente ajudá-lo a melhorar. Veja quais são os remédios naturais contra a gripe mais promissores.

cold-flu-sickness-illness

Zinco

Alguns estudos mostram que o zinco parece ter efeitos contra o vírus como o da gripe. Há evidências de que o mineral pode prevenir a formação de certas proteínas que usam vírus para se reproduzir. Embora o zinco não pareça ajudar a prevenir resfriados, algumas pesquisas sugerem que ele pode ajudar a encurtar a duração dos sintomas da gripe e reduzir a severidade do resfriado comum, quando ele é ingerido dentro de 24 horas após os primeiros sintomas.

Vitamina C

A proeza de combate à gripe com a vitamina C permanece incerta. Alguns estudos sugerem que ela pode ajudar a reduzir a duração dos sintomas do resfriado por cerca de um dia. Em um estudo, os participantes que foram expostos ao estresse físico extremo e frio e que tomaram a vitamina C tinham 50% menos chances de pegar um resfriado. Para ajudar a conter um resfriado, 2.000 miligramas parece funcionar melhor, mas esta dose elevada pode causar diarreia e dor de estômago.

Chicken Soup - Caribbean Style

Sopa de galinha

A sua vó estava no caminho certo. Sopa de galinha pode ajudar os sintomas de gripe em mais de uma maneira sim. A inalação do vapor pode aliviar a congestão nasal. E beber colheres de fluido pode ajudar a evitar a desidratação. Alguns defensores dizem que a sopa pode aliviar a inflamação também. Pesquisadores descobriram que a canja de galinha tem propriedades anti-inflamatórias no laboratório, embora não esteja claro se este efeito funciona também no mundo real.

 

Chá quente

Beber chá quente oferece alguns dos mesmos benefícios que a canja de galinha oferece. Inalar o vapor alivia a congestão, e ao engolir o líquido você acalma a garganta e a mantém hidratada. Chás pretos e verde tem a vantagem adicional de ser carregado de antioxidantes que combatem doenças, que podem combater resfriados.

Alho

O alho tem sido elogiado por habilidades de combate germinativas lendárias. Um estudo mostrou que suplementos de alho podem ajudar a prevenir constipações quando tomado diariamente. No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar os efeitos reais do alho. Mas não tenha dúvidas de que o alho é muito nutritivo. Além disso, ele pode ajudar a incrementar as suas refeições quando o nariz entupido te impede de cozinhar com o olfato também.