Gestante

Como controlar a dor do parto

Por Redação Doutíssima 22/01/2014

como-ter-um-parto-sem-dorAlgumas mães preferem ter a experiência de seu trabalho de parto naturalmente e não querem usar nenhum meio de atenuar as dores do parto, como a epidural. Mesmo assim, há outras maneiras para tentar diminuir a dor durante o parto.
Para conseguir um parto tranquilo é preciso, de fato, um método de relaxamento e respiração para canalizar e controlar a dor. Esse método é utilizado antes da aplicação da epidural e é ensinado na sala de parto, para as mulheres em preparação para o parto.

 

Epidural: Este é o processo mais eficaz para parar a dor do parto. Quando o trabalho de parto já começou e a dilatação do colo do útero for suficientemente grande (entre 2/3 cm), o anestesista é requisitado e aplica com uma agulha longa e fina, um pequeno cateter nas costas da mulher, que irá introduzir o anestésico na raiz nervosa da gestante. Você vai continuar a sentir as contrações, mas sem a dor que os acompanha. Esta anestesia vai facilitar o trabalho do obstetra em caso de cesárea ou se precisar usar o fórceps (pinça para puxar o bebê). O número de epidurais varia de um hospital para outro. Peça informações para o seu médico antes do parto e durante o parto. Uma consulta prévia com o anestesista é essencial.

 

técnicas-para-controlar-a-dor

Anestésicos:  Se você não quer tomar a epidural, o médico será capaz de aliviar a dor do parto (nunca completamente) com a infusão de derivados da morfina lentamente injetada. Este procedimento atenua bastante a dor. No momento em que o bebê passa, o médico pode adicionar uma anestesia local “profunda ” nas nádegas. A anestesia local na área da episiotomia é fácil de aplicar e tem as suas funções. Às vezes é preciso que a grávida receba uma anestesia geral, como no caso de cesarianas de último minuto e de extrema urgência, no caso do uso do fórceps ou de revisão uterina. contudo, este tipo de situação é muito raro hoje em dia.

 

Acupuntura: A acupuntura também pode ajudar a aliviar a dor. Este é equilibrar o ]’yin e o yang”, a origem da dor de acordo com os médicos tradicionais chineses. Esse é um tipo de técnica muito específica que deverá ser organizada previamente com o auxílio e permissão do seu médico.

 

Raquianestesia: É um anestésico composto por analgésicos que é injetado na parte inferior das costas. É o tipo clássico de anestesia local usada durante cesarianas que permite que a mãe veja o bebê nascer.

 

Escolher entre um ou outro método é uma questão pessoal. Informe-se e sinta-se livre para fazer qualquer pergunta à seu médico.