Guia dos Dentes

Odontologia curativa X Odontologia preventiva

Por Redação Doutíssima 22/01/2014

 

ed-2

A odontologia atual é extremamente especializada nas mais diversas técnicas de promoção da estética dental, na execução de tratamento de canal, aparelhos ortodônticos muito confortáveis e estéticos, próteses e reabilitações bucais incríveis mas algo vem ficando no passado e sendo esquecido. A odontologia vem se mostrando cada vez mais curativa e isso devido uma tendência de mercado cada vez mais capitalista e consumista mas não pensem que esquecemos da boa e velha odontologia preventiva, ela ainda é executada, em menor escala, em muitas cidades Brasileiras.

dor-11

A odontologia é uma só e possuí muitas maneiras diferentes de pensar e de agir. São várias as “brigas” intelectuais com técnicas sendo inventadas diariamente, materiais novos, formas de pensar totalmente antagonistas e ao mesmo tempo, aplicáveis. Isso abre um leque imenso de ação dentro do mercado odontológico. Sim, podemos chamar de mercado odontológico essa promoção de serviço de saúde dentro da ótica da odontologia, com grandes empresas envolvidas e financiando pesquisas que adicionam confiabilidade aos seus produtos, um mercado de preços e saúde. Poucos procuram um dentista por qualidade, por indicação, por convicção; o critério tem sido de preço ou luxo ou o status social do dentista.

13

A odontologia curativa é a odontologia que cura, que trata, um problema que já está instalado. Não tenho nada contra e já trabalhei muito com esse perfil de atendimento.Os lucros são maiores e a atividade é mais tranquila para o dentista, podendo exercer dentro do seu consultório ou da sua clínica, com o conforto do ar condicionado, secretárias e a certeza de poder exercer uma boa odontologia, tratando bem seus paciente e removendo problemas como a dor. É claro que nesse mesmo contexto, o profissional pode exercer a odontologia preventiva.

cons-2

A odontologia preventiva já antecipa o problema, utiliza os conhecimentos que temos para modificar hábitos dos pacientes, tratar hábitos dos pacientes para que não precise tratar doenças ou se precisar tratar alguma doença, que ela seja menos agressiva e comprometedora da saúde dos pacientes. É uma odontologia que educa, que ensina, que busca os pacientes nos locais mais remotos e lhes dá o mínimo de suporte como ser humano. Existem diversos locais, normalmente nos interiores, que pessoas só possuem como tratamento arrancar seus dentes ou colocar próteses, famílias que utilizam uma escova dental para todos e utilizam pasta dental quando ganham.

charuto-4

Podemos equilibrar esse relacionamento, sermos mais humanos, mais ativos no que diz respeito à prevenção e a promoção de saúde bucal de uma maneira mais abrangente. Vamos prevenir e tratar o nosso povo Brasileiro, curando doenças já estabelecidas e evitando o início de novas doenças.