Saúde Mental

A roda da vida: aprenda algo sobre isso

Por Rafaela Monteiro 22/01/2014

Se pensarmos em nossa vida como uma roda, uma “roda da vida”, podemos dividi-la em várias áreas… Mas, em quantas áreas se divide nossa vida? Será que damos conta de cuidar de todas elas? Como estamos investindo nosso tempo? Como podemos fazer isso? Será que é possível investir em todas as áreas e obter sucesso e colher frutos desse investimento?

Temos muitas áreas pra pensar quando o assunto é a nossa vida. Lazer, financeira, profissional, intelectual, emocional, espiritual, física, íntima, social, familiar… são tantas coisas pra cuidar, as vezes não sabemos nem por onde começar… Se pensarmos num gráfico, com essas subdivisões, e pensarmos em pintar e dar uma nota pra cada área, como ficaria nosso gráfico?

Muitas notas baixas? Notas altas? Muitas cores? Muito ou pouco pintado? A maior parte preenchida ou não preenchida?

Será que estamos cuidado de nós mesmos? Será que estamos investindo no bem mais precioso que temos, a nossa vida? E se sim, como estamos fazendo isso? Como estamos pintando nosso gráfico? Que áreas estamos priorizando e que áreas estamos deixando de lado? O que e em que estamos investindo no momento? Como? O que é mais importante e o que é menos importante?

 

A roda gira, gira sem parar…

O fato é que o tempo passa tão rápido, num piscar de olhos a vida acontece, e muitas vezes não nos damos conta disso… não dá pra colocar a vida em stand by, temos que pintar nosso gráfico. Temos que cuidar do nosso jardim. Regar nossas plantas, adubar, podar… Não deixe para cuidar dessa ou daquela área depois ou amanhã, pois a vida acontece no hoje.

Observe seu gráfico e pinte se quiser fazer uma análise de sua vida e de suas áreas de investimento. Se tiver uma terapeuta, leve para ela e discuta o assunto. Se não tiver e sentir necessidade de uma, não exite em procurar. Cuidar da nossa vida psíquica e emocional, muitas das vezes, é o passo fundamental para alavancar muitas áreas que podem estar “de molho”. Muitos acham besteira, mas muitas vidas podem mudar com uma boa terapia.

Pinte sua vida. Pense nas suas prioridades e investimentos e não se esqueça, como já dizia o poeta: “o tempo não pára”.