Guia dos Dentes

Você conhece o evidenciador de placa bacteriana?

Por Redação Doutíssima 22/01/2014

placar-5

A placa bacteriana é, de certa forma, invisível e quase 100% dos pacientes não conseguem saber se estão removendo completamente tudo que é necessário na limpeza diária ou se precisam melhorar a limpeza para poder remover com eficiência as bactérias causadoras de problemas como a cárie, a gengivite ou diversos outros problemas bucais. Para que essa placa bacteriana possa ser vista melhor foi criado um produto que tem um nome bem sugestivo, o evidenciador de placa.

placar-6

Podemos chamar o evidenciador de placa bacteriana como um tipo de corante que marca, colorindo, a placa bacteriana. Esse produto pode ser em forma de um líquido ou pastilha, normalmente utilizado para os cuidados com crianças quando o educador tem a intenção de mostrar para a criança que o dente não está sendo bem limpo e logo depois, ensinar como escovar e como remover toda a placa bacteriana de forma mais eficiente.

placar-2

Então como funciona o evidenciador de placa:

– O paciente faz uso do evidenciador de placa bacteriana, seja na forma de comprimido mastigável ou na forma de líquido.

– A boca vai ficar, de forma geral, manchada de vermelho ou algum tom próximo do vermelho.

– Nos locais do dente que existe um acúmulo maior de placa bacteriana, as manchas serão mais fortes e marcadas.

– Esses locais, terão que ser submetidos ao tratamento de raspagem dental ou se for um caso mais simples, somente com um bom hábito de limpeza, será resolvido.

– Um fator muito importante no uso do evidenciador de placa bacteriana é o fato da possibilidade do aprendizado. Quando utilizamos o evidenciador de placa, temos que ter em mente, que o fator principal é educar, ensinar para o paciente o que está sendo feito de errado e novas técnica de limpeza dental.

placar-4

A partir do momento que o paciente entende tudo que precisa sobre a técnica de higiene dental e sobre a placa bacteriana, ele poderá entender melhor a quantidade de sujeira que gruda no dente caso ele  não tenha a preocupação necessária com os cuidados diários de limpeza dental. O evidenciador de placa bacteriana é muito útil na prática da odontologia e por apresentar um custo baixo, fica fácil de ser trabalhado em grandes programas de promoção de saúde bucal, seja de forma pública ou privada.

placar-3

A prevenção é o grande fator atual para promoção de saúde bucal de baixo custo e com fortes resultados na qualidade de vida do paciente. Sejamos mais preventivos e menos curativos.