Guia dos Dentes

Titãs entende de odontologia: dentista analisa a música 32 dentes

Por Redação Doutíssima 23/01/2014

ti-6

Que tal um pouquinho de música para inspirar nosso dia? E de preferência música de boa qualidade e que tenha relação com os dentes. Os Titãs fizeram uma música que se chama 32 dentes e que conta uma estória que vamos conversar em seguida. Vamos ver a letra da música e você pode colocar na internet em algum site para poder ouvir a melodia que é muito boa. Vamos incentivar a música nacional, o rock nacional e a odontologia Brasileira.

CARTAZ TITAS

TITÃS – 32 Dentes

“Eu nunca mais vou dizer o que realmente penso

Eu nunca mais vou dizer o que realmente sinto

Eu juro

Eu juro (por Deus)

ti-2

Não confio em ninguém

Não confio em ninguém

Não confio em ninguém com mais de 30

Não confio em ninguém com 32 Dentes

ti-1

Meu pai um dia me falou pra que eu nunca mentisse

Mas ele se esqueceu de dizer a verdade

Eu não sei fazer música, mas eu faço

Eu não sei cantar as músicas que faço, mas eu canto

Ninguém sabe nada”

 

Podemos falar sobre três teorias que podem explicar a letra dessa música em cima de conhecimentos teóricos da odontologia. Vamos decolar em um mundo de suposições e possibilidades:

1- Pessoas com 32 dentes são obrigatoriamente adultos, que possuem todos os dentes possíveis na boca, com seus incisivos centrais e laterais, caninos, pré-molares e molares completos, diferente das nossas crianças que possuem em torno de 20 dentinhos de leite, branquinhos e livres de mentiras, tento os incisivos centrais e laterais, caninos e molares de leite, em menor quantidade e proporção. Então a música descreve o fato e não poder se confiar em adultos, que adultos mentem.

ti-3

2- Outra coisa que podemos pensar é com relação ao paciente com 32 dentes ter o que chamamos de dentes do juízo ou terceiros molares permanentes; e para o rock nacional, nada que tem muito juízo é 100 % confiável, como é o caso dos nossos pais que são sinônimo de juízo.

3- Ouvindo a música, pensando no rock nacional e na odontologia, podemos imaginar uma terceira razão para a letra. Os terceiros molares, são dentes evolutivos, dentes que estão desaparecendo com o passar dos séculos e que possuem uma tendência de ficar no passado, sumirem. Assim os jovens queriam a mudança, abrir as mentes dos mais antigos, dos que pararam no tempo e não entendem o movimento musical, a transição e o movimento da arte que precisa estar sempre livre.

 

Se alguma dessas duas teorias explica a letra? Ninguém além dos compositores Branco Mello/ Marcelo Fromer/ Sérgio Britto poderá confirmar ou então um grande fã de rock nacional e dos Titãs. De onde você acha que surgiu a ideia da letra? Espero que as minhas explicações consigam chegar perto da real estória e que o rock nacional tenha buscado um pouco de odontologia para fazer arte em forma de música.