Guia dos Dentes

Saiba como limpar sua escova dental

Por Redação Doutíssima 23/01/2014

dura-3

Falamos muito sobre escovação, uso de fio dental, bochechos com antissépticos, dentre outros assuntos associados com a higiene bucal. Um assunto que tenho visto muito pouco na internet ou mesmo nas clínicas é com respeito à limpeza e armazenamento desses utensílios. Hoje vou falar especificamente sobre a limpeza da escova dental e amanha teremos uma conversa sobre o armazenamento. O fio dental fica guardado em sua própria caixinha e o frasco do bochecho antisséptico é feito para realizar um bom armazenamento, basta deixá-lo bem fechado; a pasta dental também possui uma forma de armazenamento muito eficaz, desde que você lembre de deixar bem tampada logo após o uso.

endoca-2

Percebemos então que o único problema mais sério é com relação à escova dental que deve seguir critérios rígidos de limpeza e armazenamento. Caso a escova não seja limpa da forma correta, pode causar problemas como:

– Ser um meio para proliferação de germes, fungos e bactérias. Esses agentes podem se multiplicar de forma perigosa para a saúde.

 

– Alguns vírus como o da gripe e resfriado podem se propagar de uma escova para outra ou mesmo lhe causar uma outra gripe logo depois de você ter ficado bom, se continuar escovando os dentes com a mesma escova.

– Além disso, é fácil ter problemas de cárie ou gengivite causados por uma escova dental descuidada.

adultos-2

O que podemos fazer para limpar a escova de forma eficiente e diminuir os riscos de problemas bucais:

– Lave bem a escova dental e remova o excesso de água com algumas batidas da escova sobre a palma da mão ou na borda da pia do banheiro para ela ficar o mais seca possível;

– Outra função muito útil para os antissépticos bucais é que podemos colocar, assim que acabarmos de escovar os dentes, algumas gotas de um algum antisséptico bucal, preferencialmente à base de clorexidina 0,12%. Isso pode ser feito na forma de spray caso você compre um borrifador e colocar um pouco do antisséptico dentro do borrifador somente para a escova dental.

– Assim que a escova estiver limpa, coloca-se no local certo de armazenamento, que falaremos amanhã.

dura-1

Como vocês viram, não precisamos de grandes coisas para poder cuidar bem de nossa escova dental, nem precisa gastar muito dinheiro. O importante é que o paciente entenda a necessidade de se cuidar e de dar atenção à sua saúde. Não precisa ter um problema para aprender a se cuidar. Temos que ter paciência para aplicarmos tudo que aprendemos. Muitos pacientes possuem um dia-a-dia super atarefado mas fazem um excelente trabalho de limpeza dental e outros, possuem um horário mais livre a são descuidados.