Clínica Geral

Saiba mais sobre o Sarcoma de Kaposi e seu tratamento

Por Redação Doutíssima 23/01/2014

Milhões de células do corpo humano crescem normalmente,se dividem e depois morrem.Quando atingimos a idade adulta as células se dividem somente para substituir células desgastadas,morrendo ou para reparar lesões.O câncer ocorre quando as células de um determinado órgão ou parte dele começam a se desenvolver fora de controle. Existem diferentes tipos de câncer e cada um pode se comportar de maneira muito diversa,alguns podem permanecer em um local enquanto outros podem se espalhar rapidamente para outros órgãos do paciente,através da corrente sanguínea ou de canais linfáticos.

Sarcoma de Kaposi é um tipo de câncer que foi primeiramente descrito pelo dermatologista húngaro Moritz Kaposi em 1972,ele atinge as mais internas camadas dos vaso sanguíneos.Ele provoca lesões na pele e outras semelhantes nos gânglios,no fígado,nos pulmões e por toda a extensão da mucosa intestinal( o que provoca sangramento digestivo) e dos brônquios.Pode acontecer delas se instalarem na parte interna das bochechas,gengivas,lábios,língua,amídalas,olhos e pálpebras também.Essas lesões geralmente são não-sintómaticas,mas pode causar inchaços dolorosos em algumas partes do corpo do paciente,como a virilha, as pernas e a região ao redor dos olhos.

sarcoma-de-kaposi

Não é muito comum a doença aparecer em pessoas com o sistema imunológico íntegro,mas é uma complicação recorrente na AIDS.O herpesvírus 8 implica na manifestação da doença.

Existem três tipos de sarcoma de Kaposi:

  1. Clássico:Muito raro,com evolução lenta,atinge geralmente homens idosos sem comprometimento do sistema imunológico.
  2. Endêmico ou africano:Ocorre de forma mais agressiva e atinge mais os jovens negros da África Equatorial.
  3. Modalidade relacionada com o sistema imunológico deprimido,da maneira que ocorre com os HIV-positivos,os transplantados e os imunossupressores.

Sintomas

Nas pessoas de pele branca,aparecem lesões em forma de manchas róseas,vermelhadas ou violáceas,e que se espalham pelo corpo e na região da boca e faringe.Nas pessoas de pele negra,essas manchas possuem tons marrom ou escuro.

Outros sintomas do sarcoma de Kaposi são os inchaços que occorem principalmente nos membros inferiores devido a retenção de líquidos,e em casos mais graves,há também sangramentos digestivos e insuficiência respiratória.

Kaposi

Diagnóstico

Depois das características das lesões na pele, é importante realizar exames como a endoscopia e biópsia para completar o diagnóstico.

Tratamento

Para o tratamento do sarcoma de Kaposi é recomendado quimioterapia,radioterapia,imunoterapia e medicamentos para evitar a formação de novos vasos sanguíneos.Remédios antirretrovirais contra o vírus HIV diminuem o risco da doença nas pessoas portadoras do vírus e promovem a regressão das lesões.

Recomendação

De maneira alguma,se automedique.Se notar o aparecimento de manchas suspeitas,sem explicação pelo corpo ou na boca,procure o seu médico imediatamente.