Gestante

4 Conselhos de beleza durante a gravidez

Por Redação Doutíssima 24/01/2014

Todo mundo sabe que você não deve fumar ou beber durante a gravidez. Se você ainda não sabia disso, rótulos e cartazes com estas informações estão por todos os lados. Porém, os produtos de beleza acabam não ficando tanto em evidência, e muitos podem não ser seguro durante a gravidez.

“Qualquer material colocado sobre a pele tem o potencial de ser absorvido na corrente sanguínea e pode ser capaz de atravessar a placenta, por isso, é preciso cautela”, diz Andrew Healy, obstetra do Centro Médico Baystate, em Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.

Se não tiver certeza que um produto é seguro, leve- o para o seu médico analisar, recomenda John Bailey, cientista chefe do Conselho de Cuidados Pessoais.

mulher-roupa-gestante25

Clareamento dentário

O ingrediente ativo em clareadores de dentes, o peróxido, é seguro para os adultos – mesmo se você engolir um pouco durante o processo de clareamento, diz Collen Olitsky, um dentista cosmético em Ponte Vedra Beach, na Flórida ” Mas ainda tem muitas coisas que não sabemos sobre, como as substâncias afetam os bebês durante a gravidez. É aconselhável evitar produtos de clareamento dentários.”

“Use um creme dental clareador no lugar”, diz Dayna Salasche, professora clínico de obstetrícia e ginecologia na Feinberg School da Universidade de Medicina Northwestern, em Chicago. “O mais importante é continuar com a ecova, fio dental e consulte um dentista regularmente para limpezas.”

Spray de Cabelo e Esmalte

Os ftalatos, que são encontrados em muitos sprays de cabelos e esmaltes, tem sido estudado por um potencial de causar defeitos de nascimento. A conclusão da pesquisa? Os dados disponíveis não estabelecem uma associação entre o uso de ftalatos nos cosméticos e um risco para a saúde humana.

“Os ftalatos não foram ligados a defeitos de nascença em seres humanos”, diz Healy. “No entanto, estudos em animais revelam que essas substâncias interferem com o desenvolvimento sexual masculino, portanto é preciso cuidado.”

Para ficar tranquila:

  • Use esmaltes que não possuem ftalatos. Ou esmalte suas unhas em uma área bem ventilada para limitar a sua exposição. Uma vez que o esmalte seca, há pouco risco para o bebê, pois os produtos químicos não são absorvidos através das unhas.
  • Em vez de usar o spray de cabelo, que é fácil de inalar, utilize em mousse ou gel.

Bronzeamento

Bronzeadores não foram muito estudados em mulheres grávidas. “Um bronzeador ocasional vai fazer menos mal do que um bronzeador verdadeiro ou camas de bronzeamento”, diz Judith Hellman, professora clínica de dermatologia da Escola de Medicina Mount Sinai, em Nova York. “Mas por 9 meses, você consegue sobreviver sem um bronzeado”.

Alguns filtros solares incluem oxybenzone, um estudo recente conectou à absorção do produto com o nascimento de meninas de baixo peso. Mas essa pesquisa ainda não prova que foi culpa do filtro solar.

cosmeticos-gravidas-260_1644323724195858277

“Protetor solar é extremamente importante porque os hormônios da gravidez podem tornar a pele mais sensível do que o normal”, diz Salasche. Se você estiver preocupado com a sua utilização, considere uma destas opções:

  • Use um protetor solar não-químico e use um chapéu e outras roupas de proteção, enquanto estiver exposta ao sol. Limite o seu tempo no sol, especialmente entre as dez da manhã e as duas da tarde, momentos que os raios de sol estão mais intensos.
  • Use filtro solar que contém óxido de zinco e dióxido de titânio. Estes ingredientes filtram os raios UV por não serem absorvidos pela pele.

Pintar o cabelo

Os pesquisadores não têm examinado os efeitos da tintura de cabelo em mulheres grávidas, por isso alguns médicos recomendam evitá-los.

Outros médicos são mais tranquilos. “Pensa-se que apenas uma pequena quantidade de produto químico de tratamento de cabelo são absorvidos na pele das mulheres, e isso não é o suficiente para causar problemas para o feto”, diz Leddon, dermatologista PhD em Lafayette, Colorado.

Como medica conservadora, você pode evitar o tratamento de cabelo durante o primeiro trimestre – que é quando o bebê em desenvolvimento está mais suscetível.

Em geral, é também aconselhável evitar corantes e outros tratamentos com amônia pois seu vapor pode provocar náusea. Para reduzir a irritação da coloração de cabelo, realize o processo em um quarto bem ventilado, use luvas e lave bem as mãos imediatamente após o tratamento.