Esporte > Guia da Corrida

8 Dicas para iniciar a prática de corrida de longa distância

Por Redação Doutíssima 24/01/2014

Correr é uma atividade extremamente benéfica ao nosso corpo: ela o torna ativo e disposto, auxiliando-nos a manter o peso ideal e fortalecendo o coração. O clube de corredores Stowmarket Striders defende que praticar corridas aumenta a confiança e autoestima, impulsionando também a atividade sexual. Saiba o que você precisa para se tornar um verdadeiro corredor:

A female road runner runs down a road at dusk at Independence Pass.

1) Escolha um bom tênis

Aposte em tênis fabricados especificamente para correr, pois eles tem a capacidade de absorver o impacto da corrida sobre uma superfície dura, durante um longo período. Estes tipos de tênis são muito mais confortáveis e provocam muito menos bolhas do que os tênis normais.

2) Alongue-se

Durante cinco minutos, para evitar lesões. Mantenha suas pernas estendidas e tente tocar seus dedos dos pés. Em seguida, mantenha-se em uma perna, dobre o joelho oposto levantando o calcanhar até a coxa, fazendo pressão com o dedo do pé para trás. Você pode se apoiar em uma parede para ganhar mais equilíbrio. Fique em cada posição durante 15 segundos. Repita estes dois alongamentos depois de ter terminando a corrida.

3) Caminhe antes

Comece passeando em dias alternados, isso ajudará você a ganhar mais força e resistência. Quando você perceber que não se sente mais cansado ou sem fôlego depois de andar por 30 minutos, inclua umas « corridinhas » durante sua caminhada. Dica: baixe um podcast fornecido pelo site do NHS Livewell, que oferece um plano de caminhadas e corridas que aumentam a resistência aos poucos.

4) Aumente as corridas rápidas

Aos poucos, vá aumentando o tempo de suas corridas rápidas durante algumas semanas até que você sinta que é capaz de correr durante praticamente todos os 30 minutos. Não precisa correr mais rápido ainda, continue correndo no seu ritmo normal de antes. É importante sempre correr em dias alternados para que seu corpo possa repousar e se recuperar do esforço físico.

5) Pare em caso de dor

Se, durante a corrida, você sentir qualquer dor, interrompa a atividade na mesma hora. Continue a caminhar durante um certo tempo, e se a dor passar ou tiver reduzido, continue sua corrida. Caso ela permaneça, pare de correr. É sempre bom levar um telefone celular, pois você pode precisar ligar para alguém vir buscá-lo, se o problema for mais sério. Faça repouso para que seu corpo possa se recuperar, mas procure um médico se você ainda sentir a dor depois de alguns dias.

6) Respiração

Respire profundamente pelo nariz e pela boca. Utilize seus músculos do estômago para isto. É até bom ficar um pouco sem fôlego quando você corre, mas você deve ser capaz de manter um breve diálogo se estiver correndo com um parceiro. Se você ficar sem fôlego, diminua o ritmo.

7) Pontadas

É normal sentir dores agudas na lateral no corpo, as chamadas pontadas. Para evitar que elas ocorram, evite comer até duas horas antes de começar a corrida. Se a pontada for leve, você pode tentar continuar correndo. Se ela for forte, interrompa a corrida e respire fundo para que ela passe. Você terá menos pontadas com o tempo, pois seu corpo vai entrando aos poucos em forma.

8) Água

Durante uma corrida de longa duração, você pode perder até 2 litros de água através do suor. Por isso, leve sempre uma uma garrafa de água com você, tomando pequenos goles de vez em quando.