Gestante

Como calcular o nascimento do bebê

Por Redação Doutíssima 24/01/2014

Existem dois métodos para fazer o calcular o nascimento do bebê. Você pode basear-se na data da concepção ou, ainda mais fácil, no primeiro dia do seu último período menstrual. Se não tiver certeza de nenhuma dessas datas, você pode fazer uma ecografia entre a sexta e oitava semana, que te indicará uma data. Veja como calcular o nascimento do seu bebê.

 index-grande

O cálculo em semanas

É o método utilizado pelos médicos, calculados desde a semana de amenorreia, na qual a menstruação é esperada mas não chega. Basta adicionar 41 semanas sobre a data de seu último ciclo menstrual. Se, por exemplo, você teve seu último período de 1 de Maio, em teoria, o bebê é esperado para 11 de fevereiro, ou seja , 41 semanas mais tarde. No entanto, pode haver pequenas diferenças em função da ciclo usado pelo um médico. Há um outro método, o de adição de 39 semanas sobre a data da concepção. Contudo esse método só é útil se você souber com exatidão sua data de ovulação (que é, em teoria, o 14º dia de um ciclo menstrual de 28 dias; o 21º dia de um ciclo de 35 dias, e o 8º dia de um ciclo de 22 dias) considerando-se que o ciclo começa no primeiro dia da menstruação. Normalmente, apenas as mulheres que têm ciclos regulares e utilizam o método da temperatura basal são capazes de estabelecer com precisão o dia da concepção. Em outros casos, especialmente se você parou de tomar a pílula, o cálculo não é tão simples.

 

O cálculo em meses

Na prática, é comum fazer a distinção entre o cálculo em semanas e o cálculo em meses. O cálculo das semanas é frequentemente usado para calcular data de amenorreia, uma vez que se saiba com certeza a data da última menstruação. Contudo, o cálculo é frequentemente usado em meses para determinar a idade fetal (ou duração da gravidez), e estabelecer a posteriori a data de concepção. Há uma diferença na contagem das semanas entre os dois cálculos, seis semanas de amenorréia (sem a menstruação) “correspondem” a um mês de gravidez.

 

O cálculo por meio de ultra-som

Se você esqueceu a data da sua última menstruação e não sabe o dia da concepção, você pode sempre recorrer ao ultra-som, realizado entre a sexta e oitava semana de gestação. O ultra-som permite que o médico possa definir o início da gravidez (com um intervalo de três dias) graças às medidas do embrião. Para fazer isso, você precisa realizar um primeiro exame, ou teste de ultra-som antes da data prevista, pois à partir do terceiro mês de gestação não se pode determinar com a mesma precisão a idade do feto (o que pode variar mais ou menos em uma semana).