Falando do meu assunto favorito, ortodontia, temos um mundo infinito de aparelhos, problemas bucais e necessidades de tratamento. É um parque de diversões para os dentistas especialistas em ortodontia apaixonados pelos casos de seus pacientes e pela possibilidade de modificar completamente o sorriso e a qualidade de vida das pessoas. A tecnologia em torno dos aparelhos ortodônticos está muito avançada e os ortodontistas precisam acompanhar essa evolução. Por se tratar de um curso caro, o investimento para se tornar ortodontista é relativamente alto e os pacientes precisam valorizar o trabalho de um profissional que investe muito para se qualificar e aprender novas técnicas que vão trazer velocidade de tratamento, conforto e menores efeitos colaterais para o paciente. Hoje vou falar sobre um aparelho que trás dúvidas para várias pessoas, o Invisalign ou sistema de tratamento Invisalign.
É um sistema que possui indicações bem precisas como no caso dos dentes separados ou:
– Pequenos desvios de alinhamento, quando o paciente possui o sorriso torto para o lado direito ou esquerdo.
– Tem sido usado em pacientes com necessidades estéticas acima do normal e que possuem desvios de alinhamento e posicionamento dentro dos limites de movimentação dados pelo aparelho.
Como funciona a confecção, colocação e tratamento com esse aparelho? É muito demorado?
– O ortodontista coleta todos os dados e medidas necessários e envia, juntamente com os modelos em gesso, para a empresa Align Technology, nos Estados Unidos.
– Na empresa, as informações são lidas por um computador com tecnologia tridimensional, capaz de prever como os dentes se movimentarão a cada duas semanas.
– O dentista recebe de volta, uma caixa com várias moldeiras de acrílico de alta qualidade.
– Essas moldeiras serão utilizadas em uma ordem e por um certo período, sendo trocadas em um curto período de tempo.
– O paciente vai utilizar as moldeiras 24 horas por dia, exceto nas refeições ou quando for escovar os dentes logo após as refeições.
– Os tratamentos vão girar em torno de 1 ano, levando em consideração que o paciente vai utilizar como deve e seguir as recomendações. É um tratamento diretamente ligado à participação do paciente.
Muitas pessoas ficaram com dúvidas de como funciona o tratamento ou como são feitas as moldeiras e o tempo de tratamento. Espero que tenha tirado todas essas dúvidas e por se tratar de um tratamento novo, certos ajustes ainda estão sendo feitos e tenho visto dentistas tratando casos cada vez mais complexos com esse aparelho e de forma confortável e estética para o paciente. Entendo que o aparelho ainda possui custo relativamente caro e demora um pouco mais para ser colocado que os aparelhos que possuem pronta entrega mas para muitas pessoas, é um custo benefício que vale a pena.