Guia dos Dentes

Você já ouviu falar no fio dental alternativo

Por Redação Doutíssima 24/01/2014

rafia-3

O mundo está cada vez mais investindo na reciclagem, na reutilização de produtos e fazendo com que isso seja útil para pessoas que não tem como comprar o produto na loja. Com essa filosofia, limpamos o meio ambiente e ao mesmo tempo, ajudamos pessoas carentes a viver de forma mais digna. Hoje vou falar de uma ideia muito interessante para transformar sacos de batata em fio dental alternativo para toda a família.

rafia-2

Se você procurar no dicionário vai encontrar a palavra Ráfia definida como: “fibras de palmeiras do gênero Raphia, normalmente usadas para fabricação de sacos para transporte de frutas ou pequenas cargas. Existe também um composto sintético de polipropileno que imita a fibra da ráfia e é também assim denominado.”

rafia-5

Pegando essa ideia, você pode utilizar esse saco de transporte de alimentos, transformando em uma grande quantidade de fio dental para uma família carente que provavelmente nunca utilizou um fio dental. A intenção dessa ideia é que cooperativas de comunidades carentes se unam para fazer isso para a comunidade toda.

Vamos ao passo a passo para a reciclagem desses sacos de transporte de alimentos em fio dental:

– Apenas com um saco de batatas, por exemplo, você poderá fazer uma grande quantidade de fio dental e, por coincidência, os pedaços de fio de ráfia que soltarão, já se apresentam do tamanho correto, sem precisar cortar.

– Você vai desfiar o saco, puxando os fios pelas pontas, que sairão facilmente. Algumas partes precisam de pequenos cortes para puxar.

– Quando os fios estiverem todos soltos, vamos para a parte da limpeza e descontaminação. Os fios ficarão de molho em água com hipoclorito (água sanitária), por um dia, ou fervida, para desinfetar o melhor possível.

rafia-1

É claro que isso é um método utilizado para a população que infelizmente não tem condição de comprar nem mesmo um fio dental. E não pense que são poucos, é uma grande parcela da população que sobrevive em um limite muito abaixo do aceitável para a condição humana.

Em alguns locais, o fio dental alternativo é feito com saco plástico cortado em tiras, como se fosse para fazer “rabo de papagaio/pipa”. Essas tiras de saco plásticos também precisam ser desinfectadas com água sanitárias mas não podem ser fervidas. As tiras de saco plástico vão ser utilizadas com uma técnica parecida com a do fio dental industrializado.

rafia-4

 

Lembro que muitos não entenderão a necessidade de “criar” o fio dental devido a facilidade de comprar e realmente não ser algo tão caro mas precisamos nos informar melhor sobre os Brasileiros, assim como nós, que realmente não sabem o que é um shopping center ou nunca tiveram uma conta bancária e nem mesmo tiveram dinheiro para colocar no banco.