Clínica Geral

Como lutar contra os 6 piores germes escolares

Por Redação Doutíssima 25/01/2014

Você acha que seus filhos têm ficado doentes frequentemente durante o ano letivo?

De fato, crianças na creche ou na escola podem ter vários resfriados por ano. Além das infecções respiratórias, existem também as gripes e outras doenças desencadeadas por germes. Como prevenir é sempre melhor do que remediar, evite estas infecções através de cuidados básicos. Saiba como proteger seus filhos de germes que tendem a circular nas salas de aula:

Boy Blowing His Nose into a Handkerchief

1 – Gripe

Os principais sintomas da gripe são febre, dor de cabeça, tosse e nariz escorrendo. A melhor proteção contra a gripe sazonal é a vacina. A eficácia da vacina contra a gripe é superior à 90% de acordo com a SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia). Todas as crianças a partir de 6 meses de idade já podem ser vacinadas contra a gripe.

conjuntivitekids

2 – Conjuntivite

Também conhecida como “olho-de-rosa”, pois, faz com que o branco de um ou ambos os olhos fique rosa ou vermelho; a conjuntivite é transmitida pela secreção, lagrimas ou através de objetos contaminados, por exemplo, toalhas ou lenços que tenham tido contato com o olho afetado. O tipo de conjuntivite causada por bactérias é mais contagioso do que o tipo causado por vírus, mas o risco de um ou outro pode ser minimizado se a criança lavar bem as mãos e dizer às outras crianças para não tocar seu rosto.

dordegarganta

 3 – Estreptococo de garganta

Estreptococo de garganta é uma infecção na garganta causada pelas bactérias do grupo A. A bactéria Estreptococos pode causar dor de garganta grave, além de febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Ela é transmitida através do contato com a saliva contaminada, seja direta ou indiretamente através de gotículas no ar. O tratamento desta infecção é feito através de antibióticos, devido ao risco de complicação mais grave que pode afetar o coração e o cérebro.

As crianças em idade escolar não deve compartilhar objetos e, sobretudo, não devem colocá-los em suas bocas.

Uma dica: Certificar-se de que seu filho tem a sua própria caixa de lápis pode ajudar a reduzir o risco

meningite

4 -Meningite

A meningite é uma infecção fatal das membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal. Ela é mais comum em pré-adolescentes e adolescentes do que as crianças mais jovens, e, felizmente, é uma doença rara. O melhor meio para evitá-la é a vacina meningocócica, pois, ela interrompe a ação dos principais germes que causam meningite. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda a vacina para crianças a partir de 2 anos de idade.

Se você notar que o seu filho apresenta qualquer sintomas como fortes dores de cabeça, sensibilidade à luz, dor de garganta, procure um médico imediatamente, pois, pode tratar-se de meningite.

otite

 5 – Otite

Também conhecida como uma infecção na região da orelha externa, a otite média é causada por vírus e bactérias, e é comum especialmente entre as crianças, mas pode infectar pessoas de qualquer idade. Algumas formas de proteger o seu filho contra a Otite são vacinas infantis (Haemophilus influenzae e estreptococos pneumoniae), pois, elas podem reduzir o risco de infecções de ouvido.  Existem outras técnicas básicas de higiene, como lavar as mãos. O tratamento para Otite é feito através de antibióticos e analgésicos.

rotavirus

6 – Rotavírus

O rotavírus é uma infecção contagiosa que causa diarréia e pode levar rapidamente à desidratação, especialmente em crianças pequenas. A vacina (em forma de gotinha) é a melhor forma de prevenção; ela é administrada via oral, em três doses (a primeira aos 2 meses, a segunda aos 4 meses e a terceira aos 6 meses de idade).

A forma mais comum de transmissão é oral-fecal, ou seja, quando a criança leva à boca objetos contaminados pelo vírus. Para ajudar a evitar a propagação do Rotavírus, certifique-se de que as fraldas do seu filho foram trocadas corretamente e também peça para ela manter as mãos bem lavadas.