Dica do Nutricionista

Vença a obesidade para emagrecer em 2014

Por Redação Doutíssima 25/01/2014

obesidade

Todo começo de ano a promessa é a mesma: emagrecer! Há quem a cumpra por alguns dias, até meses. Mas, via de regra, no fim do ano vem a frustração de não ter conseguido fazer as pazes com a balança.

Além da sensação de fracasso frente ao espelho, as gordurinhas podem servir de imã para doenças, como as cardiovasculares, o diabetes e até o câncer (a incidência do de mama é 28% menor em pessoas com peso ideal).

Fechar a boca não é mesmo fácil. Mas uma alimentação balanceada atrelada a outros hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos e noites de sono bem dormidas podem acelerar esse processo.

No caso do exercício físico, uma pesquisa da Unicamp mostrou que se movimentar aumenta a sensação de saciedade e diminui o consumo calórico em até 30%. E não precisa ser nada tão radical. A idéia é meia hora de exercício diário, pode ser uma caminhada ou um passeio de bicicleta.

Na hora de comer, é importante tanto evitar as comidas muito calóricas como reduzir a quantidade das porções e aumentar a frequência das refeições. Comer de três em três horas estimula o metabolismo. Além disso, vale apostar naqueles alimentos que estimulam a queima de gorduras, como as pimentas e o gengibre.

Veja alguns alimentos que aceleram a queima das gordurinhas:
— Uva: a casca é rica em resveratrol, que além de proteger o coração, ajuda a inibir a formação de mais gordura
— A soja favorece a queima de calorias por termogênese
— A mostarda também é um alimento termogênico
— Gengibre é um potente anti-inflamatório e acelera a queima de gordura no corpo
— A canela tem poder de inibir a formação de gordura
— O açafrão-da-terra ou cúrcuma é um alimento que ajuda o corpo a queimar mais calorias
— O café entra na lista porque a cafeína ajuda na termogênese
— O chá-mate também aumenta a produção de um hormônio fundamental para a termogênese
— O chá-verde, além de conter cafeína, carrega um grupo de polifenóis que atuam na queima de calorias
— As pimentas contêm capsaicina, que ajudam na queima de gordura. As mais ardidas carregam mais desse composto

 

Emagrecer dormindo

Mas nem só de esforço deve viver quem pretende emagrecer em 2014. O descanso é fundamental.Pesquisas mostram que noites mal dormidas também afetam os níveis dos hormônios da fome, provocando uma queda nos níveis de leptina, que regula o consumo de alimentos e sinaliza quando já comemos o bastante, e o aumento do nível de grelina, que estimula o apetite e produção de gordura.

O recomendável é que todo adulto durma de sete a nove horas diárias, de preferência com uma rotina que obedeça os mesmos horários. Não adianta dormir pouco durante a semana e querer compensar no sábado e no domingo.

 

Bons exemplos

A partir desses parâmetros de alimentação e exercícios, é importante que cada pessoa desenvolva sua estratégia de emagrecimento. Para isso, claro, vale conferir o que já deu certo. O designer Rodrigo Cardoso, por exemplo, conseguiu perder 57 quilos em menos de um ano seguindo uma disciplina que ele mesmo desenvolveu. O advogado André Guerato ressuscitou sua paixão antiga pelo tênis, perdeu 40 quilos e, de quebra, se tornou campeão no esporte.

E então? Viu como vale a pena? Feche a boca, mova-se e tenha um 2014 mais leve!