Fertilidade > Gestante

Período fértil

Por Redação Doutíssima 26/01/2014

período fértil

Se você está planejando ter um bebê, já deve saber que é fundamental conhecer o seu período fértil.

O período fértil é a fase em que a mulher tem mais chances de engravidar por conta da ovulação (momento em que um dos ovários libera um óvulo que pode ser fecundado por um espermatozóide e gerar a gestação).

O período fértil da mulher dura em média 6 dias. Em uma mulher com ovulação regular, este período se inicia 14 dias antes da próxima menstruação.

Muitas mulheres utilizam o cálculo do período fértil também conhecido como “tabelinha” para tentar engravidar, ele também é útil para quem deseja evitar uma gravidez.

Como identificar o seu período fértil:

Existem alguns sinais que ajudam a identificar se a mulher está no período fértil. Alguns deles são:

Temperatura corporal – Nesta fase, há um aumento do nível do hormônio chamado Progesterona, que é provocado pelos folículos, após a liberação dos óvulos. Por isso, é possível observar um aumento da temperatura corporal. Você pode verificar a sua temperatura com um termômetro logo de manhã.

Secreção vaginal – A mulher libera uma secreção parecida com a clara de ovo, a quantidade deste líquido é mais intensa do que a habitual.

Aumento da libido – Talvez você ja tenha ouvido falar que as mulheres ficam mais atraentes e bonitas durante o período fértil. Isto realmente acontece, pois, nesta fase, o hormônio Progesterona é liberado em grande quantidade e faz com que a mulher se sinta mais atraente e com mais desejo sexual.

Dor pélvica – A mulher pode sentir uma dor semelhante à uma cólica na região do abdômen. A dor pélvica ocorre devido à ovulação.

tabelinha

Cálculo do período fértil

1 – Primeiramente, você deve anotar a data da sua última menstruação todos os meses. Para isso, utilize um calendário e anote o primeiro dia da sua menstruação. Isto é importante para identificar a regularidade do seu ciclo menstrual, que pode ocorrer em 28, 29 dias ou até mais.

2 – Depois de conhecer o seu ciclo menstrual, é fácil saber qual é o dia mais fértil do mês. Para descobrí-lo basta dividir o número de dias do seu ciclo por 2.

Por exemplo: Se o seu ciclo é de 28 dias; ao dividir este valor por 2, você obterá 14. Conclusão: o 14° dia é o mais fértil. Mas atenção: é preciso lembrar-se que os 3 dias que antecedem o seu dia mais fértil assim como os 3 dias que o sucedem também são férteis. Isto quer dizer que durante 7 dias você tem grandes chances de engravidar.

Atenção: Caso o seu ciclo menstrual seja irregular, você não deve confiar neste cálculo. Se você não quer engravidar, o melhor é prevenir-se utilizando métodos contraceptivos.

 

Informações úteis:

Imprimindo um calendário em branco no Microsoft Outlook

Mais sobre este assunto:

Como calcular o período fértil

Entenda como calcular seu ciclo menstrual

Quero engravidar: 8 mitos sobre a fertilidade

7 conselhos certeiros de como engravidar rapidamente

10 dicas para engravidar rápido