Gestante

Papai: como se preparar para ter o seu bebê

Por Redação Doutíssima 26/01/2014

Como um futuro papai, você não estará fornecendo hospedagem e alimentação para o seu futuro filho – mas estará fazendo uma contribuição vital para o processo de conceber o bebê. Estas etapas de pré-concepção o ajudarão a tornar a concepção a mais saudável possível.

 

Dicas

1. Procure o seu médico. Apesar de você não ser aquele que carregará o bebê – pelo menos não até depois do parto – ainda precisará de um check-up antes de começar a conceber o bebê. Afinal de contas, conceber um bebê saudável exige a participação de dois corpos saudáveis. Um exame físico completo pode detectar quaisquer condições médicas (como testículos que não desceram, ou cistos ou tumores testiculares) que possam interferir na concepção ou em uma gravidez saudável para o sua parceira, assim como assegurar que quaisquer condições crônicas que possam interferir na fertilidade, tais como depressão, estejam sob controle.

2. Faça um exame genético, se necessário. Se o seu cônjuge estiver fazendo o teste genético, considere também fazê-lo, especialmente se tiver um histórico familiar de problemas genéticos ou outra indicação.

3. Melhore a sua dieta. Quanto melhor a sua alimentação, mais saudável o seu esperma e mais provável que vocês concebam. Sua dieta deve ser equilibrada, saudável, incluindo uma abundância de frutas e vegetais frescos, grãos integrais e proteínas magras. Para ter certeza de estar obtendo a quantidade adequada de nutrientes mais importantes (especialmente vitamina C, vitamina E, vitamina D, zinco e cálcio, que parecem afetar a fertilidade ou a saúde do esperma), tome um suplemento de vitaminas e minerais, enquanto vocês estão tentando conceber. O suplemento deve conter ácido fólico, a baixa ingestão deste nutriente pelos futuros papais tem sido associada à diminuição na fertilidade e a defeitos congênitos.

4. Analise o seu estilo de vida. O uso de drogas – incluindo quantidades excessivas de álcool – pelo parceiro masculino antes da concepção pode impedir a gravidez ou levar a uma gravidez problemática. Os mecanismos não são claros, mas o consumo de drogas e álcool em excesso aparentemente pode danificar o esperma e reduzir a sua contagem, além de alterar a função testicular e reduzir os níveis de testosterona. Beber excessivamente durante o mês anterior à concepção também pode afetar o peso de nascimento do seu bebê.

5. Mantenha seu peso dentro de limites saudáveis. Os homens com um IMC muito alto estão mais propensos a serem inférteis do que os homens com peso normal. Mesmo um aumento de 20 libras (cerca de 9 kg) em seu peso pode aumentar o risco de infertilidade em 10 por cento, de acordo com pesquisadores. Portanto, coloque seu peso sob controle antes de tentar conceber.

6. Pare de fumar. Sem “se”, “e” ou “mas”: Fumar reduz o número de espermatozoides e torna a concepção mais difícil. Além disso, parar agora melhorará a saúde de todos em sua família, uma vez que o fumo passivo é tão perigoso para eles quanto fumar é para você. Na verdade, ele pode aumentar o risco de seu futuro bebê morrer de SIDS (síndrome da morte súbita infantil).

7. Não se envenene. Altos níveis de chumbo, bem como alguns solventes orgânicos (tais como aqueles encontrados em tintas, colas, vernizes e desengordurantes de metal), pesticidas ou outros produtos químicos podem interferir na fertilidade masculina, portanto evite-os ou limite sua exposição o máximo possível durante a preparação para a concepção.

8. Mantenha-se resfriado. A produção de espermatozoides é prejudicada quando os testículos esquentam demais. Na verdade, eles preferem estar alguns graus mais frios do que o resto do seu corpo, por isso que eles ficam pendurados longe de seu corpo. Portanto, evite banheiras de hidromassagem e banhos quentes, saunas, cobertores elétricos e roupas justas, como jeans apertados. Além disso, evite calças e roupas íntimas de tecido sintético, que podem superaquecê-lo em clima quente. E mantenha o seu laptop fora do seu colo, já que o calor dele pode aumentar a temperatura escrotal e reduzir a sua contagem de esperma. Até você conceber, trate-o como um desktop.

9. Mantenha suas partes baixas em segurança. Se você pratica algum esporte bruto (incluindo futebol americano, futebol, basquetebol, hóquei, beisebol, ou monta a cavalo), utilize equipamentos de proteção para evitar lesões nos órgãos genitais, o que pode prejudicar a fertilidade. Mesmo praticar muito ciclismo tem o potencial para causar problemas. De acordo com alguns especialistas, a pressão constante sobre os órgãos genitais pode prejudicar a fertilidade. De acordo com alguns especialistas, a pressão constante sobre os órgãos genitais provocada por um selim pode interferir na concepção ao danificar artérias e nervos. Se você sentir dormência e/ou formigamento genital, e se trocar de selim ou levantar-se do selim periodicamente durante suas pedaladas não estiver ajudando, seria uma boa ideia reduzir o tempo de prática de ciclismo durante o período em que se está tentando a concepção. Genitais amortecidos não funcionam tão bem como deveriam. Se a dormência não desaparecer, consulte o seu médico.

10. Relaxe. Certamente há muitas coisas passando pela sua cabeça enquanto você considera a chegada de um bebê para a suas vida – e sim, agora você tem uma lista para a pré-concepção para mantê-lo atarefado antes de realmente ficar ocupado em conceber o bebê. Mas não se esqueça de também separar um tempo para relaxar. O estresse não afeta apenas a sua libido e desempenho, mas também afeta seus níveis de testosterona e sua produção de esperma. Quanto menos você se preocupar, mais facilmente irá conceber.

Portanto, relaxe e divirta-se praticando!

sex-touch-tips-600x450