Filhos

7 Razões que impedem seu bebê (e você!) de dormir

Por Redação Doutíssima 27/01/2014

1. Ela é muito pequena!

getty_rm_photo_of_happy_baby_sleeping

Poucos bebês dormem durante a noite de imediato. Para os dois primeiros meses, os recém-nascidos dormem de vez em quando em momentos aleatórios entre 12 e 18 horas por dia. A maioria dos bebês dormem durante a noite quando eles atingem a idade de 9 meses. Mesmo assim, “noite”significa entre 5 e 6 horas diretas.

2. Você é a ajuda para dormir

getty_rm_photo_of_toddler_with_seperation_anxiety_at_night

Balance um bebê para dormir todas as noites, e ele não vai aprender a adormecer sozinho. Ao contrário, ele chora para conseguir ajuda. Coloque- o na cama quando estiver com sono, mas não dormindo. Ele vai se tornar um “auto-chupeta” que aprende a adormecer por conta própria, mesmo que ele acorde no meio da noite.

3. Excesso de cansaço

getty_rf_photo_of_cranky_tired_toddler

Crianças na idade pré-escolar precisam entre 11 e 14 horas de sono a cada 24 horas, incluindo sonos noturnos e sonecas. Rotina é fundamental, para definir horários regulares para dormir, acordar, dormir, refeições e atrações.

4. Ansiedade de separação

getty_rm_photo_of_mother_putting_baby_down_to_sleep

É normal que seu filho passe por esta fase. Tente não incentivá-lo com muita conversa, canto, balanço ou alimento extra. Em cerca de seis meses, você pode ajudar um bebê a voltar dormir sozinho. Se ele não parecer doente, fale baixinho e esfregue suas costas. Consolá-lo, mas não torne muito gratificante, sem pegá-lo no colo ou alimentá-lo. Uma luz noturna pode confortar as crianças com medo de escuro.

5. Sem rotina para dormir

getty_rm_photo_of_father_helping_son_with_bedtime_bath

Fazer as mesmas coisas todas as noites antes de dormir ajuda a criança saber que é hora de dormir. Criar uma rotina de dormir para acalmar e relaxar. Por exemplo, todas as noites o seu filho toma um banho, ouve você ler histórias, comem um lanchinho e então é hora de apagar as luzes. Faça a mesma rotina todas as noites e sempre acabe as tarefas no quarto dele. É melhor começar essa tática cedo, aos 4 meses de vida.

6. Tempo de soneca não está sendo suficiente

getty_rf_photo_of_toddlers_napping_midday

Se eles não cochilam o suficiente durante o dia, crianças e jovens podem ter dificuldade em adormecer à noite. A maioria dos bebês precisam de duas ou três sonecas por dia. Crianças precisam de pelo menos um cochilo. A maioria das crianças ainda tiram um cochilo depois do almoço até 5 anos de idade. Se o seu filho é ranzinza e sonolento, deixe o tirar cochilos, desde que não seja muito perto da hora de dormir.

7. Ronco

getty_rm_photo_of_child_wearing_breathing_strip_to_ease_snoring

Cerca de 1 em cada 10 crianças roncam. Eles podem roncar por muitas razões, incluindo a apnéia do sono, alergias sazonais, congestão de um resfriado, ou um desvio de septo. Se o sono é OK, seu pediatra provavelmente não vai tratar o ronco. Mas veja com o seu pediatra se o seu filho não está dormindo bem por causa do ronco ou problemas respiratórios.