Sem categoria

O que fazer quando você não gosta dos amigos do seu filho adolescente

Por Redação Doutíssima 27/01/2014

Jerrys-Blog_Photo2

Às vezes você simplesmente não gosta dos amigos do seu filho adolescente. Nessa idade, todos os dias o adolescente toma cada vez mais decisões como um adulto, e com quem seu filho vai fazer amizade não está inteiramente sob seu controle. Apesar de não fazer parte do trabalho dos pais decidir, em qualquer idade, se você gosta do amigo do seu filho ou não, você realmente quer ter certeza de que seu filho está seguro, de que não se machuque, e de que possa tomar boas decisões sozinho.

NÃO JULGUE UM LIVRO PELA CAPA

Então, sua filha tem uma amiga com o cabelo azul, e, talvez, até mesmo com alguns piercings. Ela pode, simplesmente, estar buscando a sua própria individualidade. Essa amiga pode, na verdade, ser inofensiva e ter valores morais muito bons. Às vezes, é o amigo que parece “normal” que incentiva o uso de drogas, a rebeldia, a se afundar na escola, e outros comportamentos negativos. Observar como seu filho adolescente está se comportando irá ajudá-lo a determinar se você precisa intervir e ensinar como fazer escolhas melhores.

MUDANÇAS NO SEU FILHO ADOLESCENTE: PERGUNTAS A SEREM FEITAS

1. Comportamento: O comportamento da sua filha mudou? Ela está ficando mais desafiadora? Mais agressiva? Em caso afirmativo, pode haver uma amiga que a está influenciando de maneira negativa.

2. Notas: Suas notas são as mesmas de antes ou estão caindo?

3. Atitude: Como sua filha adolescente está tratando você e os outros adultos? Como ela está tratando os irmãos dela?

Esses sinais podem indicar que sua filha adolescente tem uma amizade que pode estar afetando-a de maneira negativa.

images

OBSERVANDO A AMIZADE MAIS DE PERTO

Quando você não gosta das amizades da sua filha adolescente, quer monitorar seus relacionamentos mais de perto enquanto se esforça para não ser controlador. Ofereça sua casa como uma “pousada”, onde as crianças podem vir e assistir a um filme, fazer um campeonato de videogame, etc. Em sua casa, você conhecerá melhor essa amiga e verá em primeira mão como ela age com os outros.

PROIBIR UMA AMIZADE

Vamos encarar a realidade, muitos adolescentes não querem fazer nada além deixar seus pais com raiva. Faz parte do trabalho deles, nessa fase do desenvolvimento, testar os limites para ver até onde podem chegar. Proibir a amizade pode até aumentar o desejo dela em passar mais tempo com essa pessoa. Quando os pais me contam que disseram a seu filho ou filha para “ficar longe daquele garoto”, eu murcho. Essa estratégia não resolve o problema. Se houver algo a respeito dessa amiga que venha a afastar sua filha dela, ela irá encontrar isso em outra amiga, e continuará repetindo o padrão até que descubra que os resultados são negativos.

Sempre haverá pessoas na vida do seu filho que irão tornar as coisas mais difíceis, seja um amigo, um colega de trabalho, o chefe, um cliente, etc. Seu filho adolescente precisa começar a aprender a lidar com situações difíceis em vez de evitá-las.

569127-55828-7

O QUE FAZER?

– Esteja disponível para conversar, de modo que seu filho adolescente possa vê-lo como alguém a quem ele pode procurar para pedir ajuda quando não souber o que fazer. Talvez ele também tenha sofrido com essa amizade.

– Ouça. Seu filho adolescente pode contar para você que ele também está preocupado com o que tem feito ou como tem agido com esse novo amigo e não sabe o que fazer.

– Seja específico com relação àquilo que você não gosta nesse amigo e quais os motivos.

– Diga ao seu filho adolescente quais mudanças você notou em seu comportamento desde que ele começou a sair com esse amigo. Isso pode ajudá-lo a estabelecer uma conexão entre o comportamento negativo e a nova amizade.

– Ajude seu filho adolescente a encontrar amigos mais apropriados, começando uma atividade agradável, um clube, atividades esportivas, etc., onde os seus pares tenham interesses em comum.

– Espere pacientemente. Muitas vezes, o melhor julgamento de seu filho adolescente irá ajudá-lo a fazer a escolha certa para si mesmo.