Vitaminas

Descubra quais são os benefícios e indicações do ginseng

Por Redação Doutíssima 27/01/2014

De origem asiática, o ginseng é uma planta cuja raiz é utilizada como estimulante natural, seja para bebidas energéticas ou para a sexualidade. Seu consumo é indicado principalmente para quem deseja aumentar sua disposição.

Benefícios e maneiras de consumir o ginseng

A nutricionista Geórgia Bachi afirma que o ginseng auxilia na aceleração do metabolismo, proporcionando o aumento de entusiasmo. Dessa forma, a profissional destaca que o consumo da planta também favorece a eliminação das substâncias tóxicas acumuladas durante o dia a dia.

ginseng-Fortissima-iStock-Getty-Images

Consumo da raiz pode auxiliar no aumento da disposição para atividades físicas. Foto: iStock, Getty Images

Geórgia explica que a planta é rica em minerais, melhora a perfusão sanguínea do nosso corpo, o que aumenta o aporte de nutrientes e oxigênio e, consequentemente, maior desempenho físico e diminuição da fadiga.

Além disso, o ginseng fornece as vitaminas B1, B2 e B3, que agem na distribuição e produção de glicose. A raiz também é composta pela vitamina B12, atuante na formação dos glóbulos vermelhos do sangue e importante para a manuntenção e desenvolvimento das funções do sistema nervoso.

Do caule a raiz, o ginseng contém ferro, essencial para a prevenção da anemia. Ainda, o cobalto e magnésio presentes na composição da planta são necessários para o bom funcionamento dos neurotransmissores do cérebro.  

Em uma pesquisa realizada no Laboratório de Oncologia Experimental da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), amostras de extrato do ginseng brasileiro (Pfaffia paniculata) foram apontadas como responsáveis por atuar na prevenção e no combate ao câncer.

Durante o estudo, o extrato butanólico da raiz da planta diminuiu o crescimento de linhagens tumorais de células mamárias humanas.

Geórgia afirma que, no Brasil, o ginseng é encontrado apenas em casas especializadas. “É mais comum localizarmos em cápsula, pó ou chá. O pó pode ser facilmente adicionado em batidas ou sucos. O chá pode ser utilizado ao longo do dia. Porém, seu consumo deve ser evitado após às 18h, pois dessa forma você prejudica o seu sono”, aconselha a nutricionista.

Outras restrições de consumo

Pessoas que façam uso de medicamentos antidepressivos, anticoagulantes e para ansiedade devem evitar o consumo da raiz, uma vez que possui efeito estimulante, contrário à ação dos remédios.

Além disso, crianças, hemofílicos, gestantes e lactantes também devem evitar ingerir qualquer quantidade da planta. A ingestão excessiva da iguaria pode causar nervosismo, erupção na pele, insônia, diarreia e interferir na coagulação sanguínea.

 

Purê de brócolis e ginseng

Confira abaixo uma receita de purê de brócolis e ginseng para adicionar a raiz na dieta.


Ingredientes:

1 brócolis pequeno (cerca de 3 xícaras de chá)

2 colheres de sopa de creme de ricota light ou requeijão zero

2 colheres de chá de ginseng em pó

1/2 cebola picada

1 dente de alho amassado

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho, adicione água e acrescente o brócolis para cozinhar até que amoleça. Use um prato e um garfo para amassar os legumes e coloque novamente na panela, dessa vez sem água. Acrescente os demais ingredientes, tempere com o sal e a pimenta e sirva.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!