Sem categoria

3 Dicas para se reaproximar do seu filho adolescente

Por Redação Doutíssima 28/01/2014

A adolescência são anos difíceis de passar, tanto para os pais quanto para os filhos. A maioria dos adolescentes ainda querem o conforto e apoio de estar perto de sua família e ao mesmo tempo possuem um forte desejo de romper com o molde familiar e desenvolver sua própria identidade e de fazer as coisas por conta própria.

Durante os anos da adolescência, muitos pais se sentem como se seus filhos adolescentes estivessem se afastando deles. Embora seja natural e saudável para nossos adolescentes desenvolver sua própria identidade e fazer as coisas de forma mais independente, ainda é importante para os pais ficar perto de seus filhos adolescentes. Isso muitas vezes pode ser difícil já que os adolescentes tendem a se inclinarem mais para seus amigos.

392495-Pais-e-filhos-adolescentes-como-melhorar-a-relação-1

É importante reconhecer a necessidade de crescimento do seu filho para a independência. No entanto, também é importante para que eles saibam que você está lá para eles. Eles provavelmente vão experimentar vários desafios durante a adolescência e se eles sabem que você está por perto, eles serão capazes de vir atrás quando precisarem.

Aqui estão algumas maneiras que você pode aproximar de seu filho adolescente:

1. Passar bons momentos juntos

Nesta era eletrônica, é muito importante ter algum tempo de verdade com o nosso filho adolescente. Definir e manter um encontro semanal ou mensal de pé com seu filho adolescente, de modo que você pode simplesmente sair e se divertirem juntos. Vocês podem ir fazer uma caminhada, cozinhar uma refeição juntos, participar de suas atividades extracurriculares, ou apenas ter um noite tranquila de filme em casa. Vocês podem se revezar ao escolher a atividade e aproveitarem o tempo juntos. É incrível o que os adolescentes tendem a falar quando não estão medindo muito as palavras em um tempo descontraído com seus pais.

2. O poder do toque

Seu filho adolescente pode se contorcer ou recusar você quando você tenta abraçar ou beijar, mas eles precisam do seu toque tanto agora como eles precisavam quando eram menores. Não se deixe enganar por seu contorcimento. Apesar deles não retribuírem, o contato é realmente importante para transmitir o seu amor a eles de uma forma tangível. Um abraço, um toque de sua mão ou mesmo um tapinha nas costas conta muito para um adolescente que tem muita coisa passando em sua mente.

3. Apenas escute

Ache um tempo durante o dia ou a noite para perguntar ao seu filho adolescente sobre o seu dia, e em seguida, apenas ouça. Mostre ao adolescente que você está interessado e está ouvindo tudo ativamente ao que ele têm a dizer. Isso significa que você deve colocar o papel pra baixo ou desligar o computador e olhar nos olhos dele enquanto estiver falando. Às vezes, você só precisa ouvir, você não precisa tentar resolver seus problemas. Isto mostrará à ele que você realmente se preocupa com o que ele está sentindo e que você está interessado em ouvir seus problemas e sentimentos.