Dica do Nutricionista

Conheça 5 alimentos bons para quem tem hemorroidas

Por Redação Doutíssima 28/01/2014

Lidar com hemorroidas é embaraçoso e pode causar dor e desconforto. Acontece que essa é uma condição bastante comum – e tratável na maioria dos casos. Para começar a lutar contra o problema por conta própria, um dos primeiros passos é fazer alguns ajustes na dieta. Isso inclui adicionar alguns alimentos ao dia a dia e evitar outros que possam piorar a situação.

Alimentos amigos das hemorroidas

A razão pela qual tantas pessoas apresentam esse problema é a pouca quantidade ingerida de fibras. Segundo especialistas do John Hopkins Bayview Medical Center, no mundo ocidental as pessoas costumam ingerir de 12 a 15 g por dia – e o valor recomendado é 25 g.

hemorroidas shutterstock doutissima

Alimentos ricos em fibras, como o espinafre, ajudam a evitar o problema. Foto: Shutterstock

Por isso, aumentar a quantidade de fibras na dieta muitas vezes alivia a constipação e o esforço – duas das principais causas da pressão nas veias ao redor do ânus. Determinados tipos de frutas, sementes e cereais podem ser excelentes opções e trazer ainda outros benefícios. Confira 5 alimentos capazes de ajudar a tratar o problema:

1. Mirtilos: são bons alimentos para quem sofre com essa condição porque são ricos em ferro – capaz de restaurar danos aos vasos sanguíneos e aumentar a saúde geral do sistema vascular.

2. Aveia: contém rutina, um flavonoide que promove a saúde vascular. Certos estudos associam a carência dessa substância ao aumento de chances de varizes ou hemorroidas. Além disso, a aveia também tem oito aminoácidos essenciais para reparação de tecidos e fibras.

3. Figos: são famosos para tratamento de constipação por conterem magnésio. Para alcançar os melhores resultados coma-os sem remover a pele – que é onde está essa substância.

4. Espinafre: é ótimo para quem sofre com o problema. É bom para todo o trato digestivo e considerado eficaz na limpeza e restauração do intestino. Isso ocorre porque o vegetal contém bastante magnésio – importante para essas tarefas.

5. Aspargos: contêm nutrientes que trabalham para fortalecer as veias e impedi-las de se romper. Quem possui essa condição pode ser um pouco propenso à ruptura. Vale ainda adicionar esse alimento à dieta caso esteja enfrentando surtos de dor e inchaço.

Alimentos que você deve evitar

De acordo com a Universidade de Columbia, alimentos picantes como pimenta e curry podem irritar o estômago e piorar problemas digestivos já existentes. Além disso, essa classe de alimentos é capaz de agravar as hemorroidas e tornar o movimento do intestino mais difícil.

O café deve ser incluído nos alimentos a evitar porque endurece as fezes, da mesma forma que bebidas alcoólicas – dê preferência a chás. Vale ainda limitar o consumo de alimentos gordurosos, cuja digestão é mais difícil e agrava essa condição.

Fique atento também a grãos refinados e alimentos processados. Aliás, esses últimos contêm poucos nutrientes, muito sal e poucas gorduras saudáveis. Essa combinação é capaz de contribuir para problemas de digestão e constipação e aumentar a inflamação – e quanto mais os vasos sanguíneos estiverem inflamados, pior a dor será.

Embora a ideia de tomar laxantes para prevenir a constipação pareça bastante atrativa, descarte-a. Os laxantes promovem fezes soltas, mas muitas vezes acompanhadas de altos teores de ácido. E, como você pode imaginar, o ácido só tornará o processo de evacuação mais doloroso.

Vale lembrar ainda que tomar laxantes por longos períodos pode ter efeito contrário. É que eles são diuréticos e estimulam a eliminação de fluidos, levando muitas vezes à desidratação, que é um gatilho para a constipação.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!