Guia dos Dentes

Tire a sua dúvida: saiba o que significa colocar um pivô

Por Redação Doutíssima 28/01/2014

Em um país onde 11% da população está sem nenhum dente, o uso do pivô ou implante dentário pode ser necessário para mudar a qualidade de vida de tais pessoas. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 16 milhões de brasileiros são completamente desdentados.

Além disso, 23% dos entrevistados para a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013 perderam 13 dentes ou mais, e 33% declararam usar algum tipo de prótese dentária. Entenda como funciona o procedimento de implante e os cuidados necessários.

pivo-doutissima-istock-getty-images

Pivô é usado em situações em que o dente está destruído por fraturas, por exemplo. Foto: iStock, Getty Images

O que é um pivô?

Usado como um pino de ferro unido a uma coroa dentária, o pivô é utilizado em situações em que o dente está destruído por fraturas, causadas por cáries ou traumas, e em casos de reconstrução dentária iniciada pelo tratamento de canal. É preparado pelo dentista um apoio na parte interna da raiz do dente, para em seguida ser feita a moldagem.

A prótese metálica adentra a raiz e sai para a boca como uma capa estética, o que imita um dente natural. Entretanto, atualmente, a peça do implante deixa de ser usada unicamente para juntar-se à coroa. A sequência do tratamento permanece a mesma, com o canal, o preparo da raiz interna do dente para apoio e moldagem.

Agora, o pivô não apresenta mais a capa estática. O pino é colado na raiz e é confeccionado um novo molde é feito para a coroa. Hoje é possível optar por pinos metálicos ou estéticos, cada um com suas devidas indicações.

Somente um profissional especializado pode indicar as técnicas odontológicas correspondentes para reconstrução dentária e trocas dos antigos pivôs.

Cuidados essenciais para conservar o pivô

Para continuar com o sorriso em dia, são necessários alguns cuidados para que o implante dentário dure e não gere outras complicações. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a manter a saúde bucal.

Higiene bucal

O paciente que faz uso de qualquer tipo de prótese, deve, primeiramente, prezar pela higiene bucal como se tivesse todos os dentes. A boa escovação, aliado ao uso do fio dental ou fita interdental, com escovas especiais indicadas pelo dentista garantem a prevenção de cáries e outros problemas que ocasionam a queda do dente.

Manutenção do local

Se o pivô desgastar ou quebrar, os cuidados de higiene devem ser redobrados, uma vez que portas podem ser abertas para o acúmulo de bactérias, causando mau hálito e até mesmo infecções microbianas, como o famoso sapinho.

Atenção aos machucados

Em casos onde a prótese começa a machucar a gengiva, o dentista deve ser contatado imediatamente. É preciso cuidado, pois os machucados podem avançar para um câncer bucal.

Critérios de durabilidade

Para uma longa durabilidade do pivô, é necessário um bom planejamento prévio com seu dentista, atenção à técnica e materiais utilizados, boa adaptação da prótese ao dente, harmonia com a função mastigatória, e os cuidados de manutenção da saúde bucal.

Ao seguir as recomendações de um profissional, a duração de uma prótese pode ultrapassar cinco anos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!