Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana : sétima semana de gestação

Por Redação Doutíssima 28/01/2014

Na sétima semana de gestação o seu bebê estará passando por grandes processos de mudança. A cabeça, o coração e o cérebro estão cada vez mais bem desenvolvidos. As pálpebras estão em formação, o nariz já começa a ficar mais visível e os braços se dobram nos cotovelos. A medula espinhal, e alguns dos vasos sanguíneos também começam a se formar. Como a formação desses vasos sanguíneos, o coração começa a bombear fluídos e surgem os primeiros glóbulos vermelhos do seu bebê (ainda chamado de embrião).

sétima semana de gestação

O seu bebê deverá estar medindo entre 7 e 9 mm durante a sétima semana de gestação, o que pode ser comparado à um caroço de feijão. Qualquer mãe fica louca para chegar logo a data da ultrasom onde poderá ver o rostinho e o sexo do bebê, mas não fique tão ansiosa. Mesmo que nesta semana o rosto do seu bebê já estará começando a se formar com a boca, o nariz, ouvidos e olhos mais visíveis, os traços faceais ainda não estão desenvolvidos, então ainda não é possível ver o rostinho do seu filho. O sexo também não. Você precisa ficar tranquila e esperar ainda um pouquinho para descobrir se terá um menino ou uma menina.

 

A sétima semana de gestação: Sobre a futura mamãe

A tão esperada barriguinha de grávida ainda não vai aparecer na sétima semana de gestação. Visivelmente, você não parece grávida. Pode parecer um pouco complexo para algumas mulheres se sentir grávida sem ainda ter tido sintomas. Talvez, e felizmente, você nunca tenha grandes sintomas da gravidez, terá que esperar apenas a barriga crescer para visualizar sua nova realidade, mas seu corpo já sabe sobre o bebezinho que está por chegar.

Durante a sétima semana de gestação, seu útero já está crescendo para acomodar o bebê. O tamanho do útero de uma mulher não grávida é como um punho fechado. Nessa semana, seu útero já tem o tamanho de um mamão papaia. Esse crescimento pode provocar cólicas e fisgadas na mulher.

É bastante normal que nesse começo de gravidez a mulher fique mais emotiva, chorando por qualquer motivo mesmo que bobo. Não se espante também se você tiver mudanças de humor repentinas. A felicidade extrema de estar grávida e o medo de ter um filho são sensações que podem vir diretamente uma após a outra. A mulher está tendo uma intensa produção de hormônios no corpo, por isso mudanças de humor, insônia ou sonhos intensos são reações comuns do corpo feminino. Uma boa dica é tentar se tranquilizar, buscar atividades que te relaxem e fugir de qualquer tipo de estresse.

 

Saiba mais

Gravidez semana a semana

Primeira semana

Segunda semana

Terceira semana

Quarta semana

Quinta semana

Sexta semana