Guia dos Dentes

Saiba o que são as manchas extrínsecas nos dentes

Por Redação Doutíssima 28/01/2014

    manchas-4

As manchas extrínsecas ou que vem de fora do organismo, são causadas por agentes muito variados que podem ser removidos da superfície dos dentes com material apropriado, em uma consulta dentária, com a finalidade de remover a mancha e polir os dentes. Algumas manchas são mais complicadas e difíceis de remover e em alguns casos são aconselhados procedimentos de revestimento superficial do dente com porcelana. Vamos entrar nesse mundo incrível das manchas extrínsecas, seus efeitos no dente e seus tratamentos.

manchas-6

Se você olhar em um dicionário, vai encontrar definições como:

“adj. 
1. Que não pertence ao conteúdo básico e imprescindível de alguma coisa; que não faz parte do âmago de algo ou alguém; que se localiza no exterior de algo ou de alguém;
2. Diz-se do que não é real; que se estipula por acordo ou convenção;
3. (Anatomia) Que se origina no exterior do local em que se encontra ou se desenvolve; diz-se do músculo.
(Etm. do latim: extrinsĕcu)”

manchas-2

Essas manchas podem ser das mais variadas cores e isso vai varias de acordo com o agente causador da mancha. Elas podem apresentar cores como:

– Manchas pretas.

– Manchas esverdeadas.

– Manchas acastanhadas.

– Manchas amareladas.

– Uma mistura de 2 ou mais cores.

man-1

Podem ser causadas por agentes como:

– Hábito de fumar que causam um acúmulo de alcatrão e resina de tabaco na superfície do dente.

– Hemorragias gengivais crônicas que causam decomposição da hemoglobina na superfície do dente.

– Muito ferro no organismo, seja por muitos alimentos com ferro ou por medicamentos.

– Bactérias cromógenas que produzem pigmentos sobre o esmalte dentário ou grande ingestão de produtos com base esverdeada como a clorofila.

– Bebidas como chás, café, coca-cola.

– Cuidado com alguns antissépticos bucais a base de clorexidina, eles são muito úteis na odontologia mas precisam de uma posologia certa e um tempo de uso receitado pelo dentista. Caso o paciente utilize de forma descontrolada.

man-4

Como acontece o manchamento por agentes extrínsecos?

As substâncias extrínsecas, que conversamos acima, capazes de manchar os dentes, grudam nos defeitos ou ondulações da superfície do esmalte ou se tornam aderidos a ele, sem acarretar alteração em sua superfície. Algumas podem ir mais fundo na estrutura se tornando mais difícil de sair.

manchas-1

Essas manchas extrínsecas podem ser removidas pelo dentista, com a profilaxia e um posterior polimento dentário. É claro que são ligadas à higiene do paciente e dentes com boa limpeza e com consultas regulares de prevenção no dentista tem poucas chances de serem manchados de forma extrínseca.