Fertilidade

Como engravidar de menino: saiba se existem técnicas para isso

Por Redação Doutíssima 29/01/2014

Por uma série de razões alguns casais buscam formas de como engravidar de menino. Há várias teorias sobre como fazê-lo – comer certos alimentos, melhor momento para conceber, entre outros. Mas nem todas elas são sustentadas cientificamente e, por isso, é preciso saber o que é capaz de ajudar ou não.

como-engravidar-de-menino-doutissima-istock-getty-images

Há teorias e alimentos que prometem favorecer a mulher a conceber um menino. Foto: iStock, Getty Images

Chances de engravidar de um menino

Quando a preferência é um menino, a natureza já dá uma ligeira vantagem: é que ao redor do mundo nascem cerca de 105 meninos para cada 100 meninas. Além disso, os métodos existentes para conceber um menino são melhores para a fertilidade global do que aqueles para ter uma menina.

Um dos mais famosos é o Método Shettles, desenvolvido pelo médico Landrum Shettles, autor do livro How to Choose the Sex of Your Baby (Como escolher o sexo de seu bebê, em tradução livre). Lançado em 1960, diz-se que a taxa de sucesso é de 75% a 90% – embora isso nunca tenha sido comprovado.

Ele possui baixo custo e é razoavelmente fácil para o casal. A técnica baseia-se no pressuposto de que as células dos espermatozoides masculinos são mais rápidas que as femininas. Portanto, o segredo seria criar condições para favorecer o espermatozoide masculino a ter um movimento rápido.

Para fazer isso o método recomenda atenção ao momento da relação sexual – que deve ser o mais próximo possível da ovulação. Isso seria capaz de aumentar a chance de o espermatozoide masculino chegar primeiro ao óvulo. Ocorre o contrário quando a relação for dias antes da ovulação, já que os espermatozoides femininos vivem mais tempo do que os masculinos.

Outras formas de como engravidar de menino

Além de programar a hora da relação sexual, esse método também dá outras dicas para quem deseja um menino. Veja algumas delas:

– pH vaginal alcalino: os espermatozoides masculinos têm mais chances em ambiente alcalino do que ácido. Isso porque a acidez vaginal é capaz de matar o espermatozoide masculino, que é mais fraco, e favorecer o feminino, que é mais robusto.

Posição sexual: a área do colo do útero é mais alcalina que a da entrada da vagina, então quanto mais próximo a ele o esperma for liberado, maiores as chances. Opte por posições que favoreçam uma penetração profunda, como o estilo cachorrinho.

Orgasmo: quando ele acontece o muco cervical se torna mais alcalino e cria um ambiente mais favorável ao espermatozoide masculino. De preferência, a mulher deve chegar ao clímax antes do parceiro.

– Alimentos certos: a dieta também pode influenciar os níveis de pH do corpo e, assim, as chances de engravidar com um menino. Aumente a ingestão de alimentos alcalinos como milho, arroz integral, batata e batata-doce, alcachofras e aspargos, por exemplo.

– Homens devem tomar café: não são apenas as mulheres que devem tomar atitudes. Shettles recomenda que eles usem cuecas samba-canção e evitem roupas apertadas, banhos quentes, saunas e assentos de carro aquecidos. Ele ainda indica que duas xícaras de café 15 a 30 minutos antes da relação é capaz de dar ao espermatozoide masculino um impulso extra.

– Café da manhã da manhã é importante: um estudo britânico publicado na revista Proceedings of Royal Society revelou a relação entre dietas das mulheres e o sexo de seus bebês. Foi constatado que cereais matinais foram o único item alimentar fortemente associado ao sexo infantil: mulheres que tiveram bebês do sexo masculino consumiram mais cereais do que aquelas com bebês do sexo feminino.